Semace no Festival Mel, Chorinho e Cachaça 2010

8 de julho de 2010 - 15:55

O Festival Mel, Chorinho e Cachaça 2010 terá uma programação especial para estimular o turismo sustentável entre a população de Viçosa do Ceará e os turistas apreciadores do Festival.

Para isso, foi criada uma programação ambiental, com palestra em uma das escolas públicas de Viçosa do Ceará, sobre a importância da árvore nas nossas vidas, além do plantio simbólico de 100 mudas de árvores na cidade.

A programação será organizada pela Semace através do projeto “Festa Anual das Árvores”, que procura alertar e conscientizar a população quanto a preservação da natureza e a importância dela para a nossa qualidade de vida. A cada ano a Semace escolhe uma árvore para ser homenageada. Em 2010, a árvore escolhida é a Cumaru, e durante o Festival Mel, Chorinho e Cachaça 2010 haverá o plantio de 100 árvores Cumaru em Viçosa do Ceará.

Saiba mais sobre a Cumaru:

A Cumaru (Torresca cearensis allemão) é uma planta de 10 a 12 metros, de casca lisa e flores aromáticas. A semente , de 1cm a 2cm, é achatada, rugosa, de cheiro ativo e agradável de baunilha. A árvore é de grande utilidade no âmbito econômico; além de fornecer lenha de boa qualidade de madeira para fabricação de portas e janelas, o banho das cascas alivia dores reumáticas, sinusite e gripe. As flores fornecem néctar para as abelhas, e as folhas e vagens servem de alimento para os caprinos.

Somando-se a isso, sua substância cumarina é utilizada na fabricação de sabões e sabonetes e como fixador de perfumes. Infelizmente, mesmo com tantos benefícios, a CUMARU sofre muito de uma exploração sem reposição, passando a fazer parte da relação das espécies ameaçadas de extinção.

A CUMARU também é conhecida popularmente com Amburana, cumaru-das-catingas, cumaru-do-ceará, cumbaru, emburana, umburana, entre outros.
Confira a notícia na íntegra no site da Semace. Clique aqui.

Resumo da programação:

“Casa Verde” – Treinamento sobre coleta seletiva para os donos das pousadas domiciliares de Viçosa do Ceará.

“Carbono Zero” – Palestra e exibição de vídeos sobre educação ambiental e produção de eventos em áreas públicas para a equipe de produção do Festival.

“Oficina Verde” – Oficina técnica de preparação sobre a seletividade do lixo produzido pelo Festival para a equipe de produção.

“Balcão Ecológico” – Estande institucional dando orientações e entregando materiais informativos sobre educação ambiental.

“Blitz Ecológica” – Entrega de mudas de plantas e sacolas para carro.

“Exibição de Vídeos” – Apresentação de pequenos documentários sobre responsabilidade ambiental para o público do Palco da Igreja do Céu.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Festival Mel, Chorinho e Cachaça 2010 – http://www.melchorinhocachaca.com.br/wordpress/category/vila-vicosa/sustentabilidade/