Primeira reunião define ações de monitoramento da água pelo convênio Semace-Cogerh

6 de julho de 2010 - 16:16

Na última terça-feira (29), foi realizada uma reunião entre a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) para discutir ações conjuntas de fiscalização e educação ambiental no monitoramento quantitativo e qualitativo da água no Estado. Este foi o primeiro encontro para elaborar estratégias de cumprimento das metas do plano de trabalho referente ao Convênio de Cooperação Técnica, celebrado entre as duas instituições em maio deste ano.

As ações terão início na Bacia Hidrográfica do Banabuiú, onde já existe um levantamento hidroambiental, e envolverão diretamente as gerências regionais da Cogerh. Inicialmente, será elaborado um mapa com os pontos de monitoramento acompanhados pela Semace e pela Cogerh, para a visualização espacial do trabalho que vem sendo desenvolvido pelas duas instituições. Paralelamente, o programa será divulgado para a sociedade.

O convênio firmado entre as duas instituições surgiu após ser identificado que a maioria da poluição hídrica do Estado é resultante de crimes ambientais. A reunião foi coordenada pelo diretor de planejamento, João Lúcio Farias, com a participação dos técnicos da Semace, Thiago Ponte e Maíra Gadelha, além dos técnicos da Cogerh, Paulo Miranda, Nice Cunha, Débora Mithya e Fernanda Benevides.

Roberta Félix
Assessoria de Comunicação da Semace
3101-5554