Semana do Meio Ambiente na APA do Estuário do Rio Ceará

14 de junho de 2010 - 16:03

Durante a Semana do Meio Ambiente no município de Caucaia, de 1º a 11 de junho, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) executou programação educativa voltada para seis escolas locais. A ação atendeu ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes da Unidade de Conservação e foi promovida pela gerência da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará.

As atividades contemplaram apresentação de palestra com ênfase na disposição inadequada dos resíduos sólidos e efluentes no rio Ceará, focando uma linguagem didática e abordagem lúdica. Participaram 30 alunos de cada uma das seis instituições de ensino escolhidas, atingindo setores do Parque Leblon ao Cumbuco. Duas das escolas municipais, a Pedro Laurindo e a Erbe Teixeira, localizadas respectivamente no Parque Leblon e Iparana, estão inseridas na poligonal da APA gerida pela Semace.

A ação contou com o apoio do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac) e a ONG Aquasis e mobilizou, além dos estudantes, as comunidades do entorno. No domingo (13), a programação culminou numa limpeza de praia percorrendo a orla marítima de Caucaia. Na ocasião estiveram presentes o Corpo de Bombeiros, barraqueiros e banhistas. Posteriormente, será viabilizada uma amostragem percentual dos resíduos, por tipologia, coletados na ação. A intenção é que os resultados obtidos sejam disponibilizados à sociedade em geral.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554