Semace promove fórum social em Iparana

9 de junho de 2010 - 15:24

No último sábado (5), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da gerência da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará, em parceria com a ONG Aquasis, realizou no auditório do SESC Iparana, município de Caucaia, o fórum social “Um novo olhar para Iparana”. O encontro serviu para que os participantes pudessem discutir sobre proteção, preservação e sustentabilidade da natureza.

Aproveitando a ocasião, a técnica Vanessa Mariano, gerente da APA, ministrou uma palestra e colheu informações com o intuito de agregar informações ao Plano de Gestão daquela unidade de conservação, que tem como objetivo conter os impactos gerados pela disposição inadequada de resíduos sólidos e efluentes domiciliares no manguezal. Essa ação visa fomentar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes para a região. Além disso, foi exibido um vídeo produzido pela ONG Ponto de Cultura sobre os impactos da construção da ponte sobre o rio Ceará.

Ao todo, 40 pessoas participaram do encontro, entre representantes da Prefeitura Municipal de Caucaia, associações de pescadores e moradores da região, lideranças da juventude, da igreja, ONG Ponto de Cultura e SESC Iparana. Segundo Vanessa Mariano, essa ação vai ter continuidade em Fortaleza, mas ainda não há data.

A gerente da APA do Estuário do Rio Ceará informou que já está aplicando questionários junto à comunidade. Todas as informações estão sendo guardadas para que sejam colocadas em pauta na próxima reunião do Conselho Gestor.

Fhilipe Augusto