Semace promove curso de capacitação ambiental em municípios do interior do Estado

26 de maio de 2010 - 14:50

Nesta semana, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), realiza o curso Capacitação para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental em alguns municípios do Estado. O curso tem como objetivo sensibilizar e capacitar agentes multiplicadores quanto à proteção ambiental, através da mudança de valores e atitudes de cada região.

Dentro da programação da Semace, de 24 a 28 deste mês, a ação está sendo realizada no município de Varjota, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, reunindo técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Educação, professores, biólogos, representantes da sociedade civil, diretores de escolas municipais e privadas. O curso foi solicitado pelo secretário do Meio de Ambiente Vilanevy Pereira Gomes e está sendo ministrado pelos técnicos da Codam, Eulália Aragão e Aflânio Linhares.

Ontem (25), outra equipe da Semace foi ao município de Quixelô para analisar o plano de ação da comunidade local, realizado no mês de abril do ano passado, com o total de 30 participantes do curso. Dentre as temáticas do plano, o riacho Antonico foi um dos assuntos abordados. Na oportunidade, as técnicas da Codam Evaneida Peixoto e Edilene Queiroz analisaram o trabalho do grupo. Além disso, a Caatinga foi outro ponto debatido entre os palestrantes e participantes.

Amanhã (27), o curso Capacitação para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental acontecerá no município de Aracoiaba, reunindo membros do comitê de bacias, da comunidade Poços da região.

Durante o curso são abordados vários temas referentes a questão ambiental: relação homem-natureza, desenvolvimento sustentável, agenda 21, saneamento básico, resíduos sólidos, coleta seletiva, reciclagem, legislação ambiental, unidade de conservação, desmatamento, queimadas, agrotóxicos e praticas de educação ambiental (desertificação, turismo e meio ambiente, efeito estufa, camada de ozônio, tipos de poluição, tais como do ar, sonora, solo água etc. O curso tem carga horária de 40 horas/aula.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
3101-5554