Paracuru recebe o Programa Educar para Transformar

25 de maio de 2010 - 13:38

Na última semana, de 18 a 21 de maio, foi aberto em Paracuru o Programa Educar para Transformar, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Na oportunidade, foi realizado um minicurso sobre resíduos sólidos para 25 moradores do município, entre eles servidores públicos e jovens da comunidade, pelos técnicos Lélia Castro e Raimundo Costa, da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) desta autarquia.

O objetivo da programação foi dar à população de Paracuru noções do tratamento dos resíduos sólidos, enfatizando a importância da destinação correta do lixo e os impactos negativos de deixá-lo a céu aberto. O município não possui aterro sanitário e deposita seus resíduos num lixão afastado da zona urbana. “Isso pode causar a contaminação do solo e da água pelo chorume, além de gerar outros problemas como o mau cheiro e a poluição visual”, explica Lélia Castro.

O grupo visitou o lixão e fez um trabalho de investigação em campo, para em seguida apresentar resultados em forma de diagnóstico, com informações técnicas e fotografias. As equipes constataram que há uma família de catadores que sobrevive de retirar material reciclável do lixão e revendê-lo. Finalizando a programação, o secretário de Meio Ambiente de Paracuru, Davi Nunes, apresentou o projeto Paracuru Sem Plástico e distribuiu sacolas de algodão (ecobags) aos participantes do evento.

Roberta Félix