Semace desenvolve projeto “Educar para Transformar”

10 de maio de 2010 - 16:16

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), realizou na quarta-feira (5) minicurso de licenciamento ambiental, ministrado pelo técnico em educação ambiental Raimundo Costa. O evento aconteceu no auditório da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce), no município de Paraipaba.

O curso, que foi direcionado para gestores públicos e assessores municipais, explanou etapas do licenciamento ambiental, apresentando leis que são trabalhadas dentro do órgão. Na ocasião, a Semace foi elogiada pelos participantes e pelo secretário do Meio Ambiente de Paraipaba, Claudemir Silva, que parabenizaram a didática e a metodologia utilizadas no desenvolvimento do curso. O curso foi encerrado com uma dinâmica de grupo.

Outra atividade realizada pela Semace foi a palestra sobre questões ambientais, ministrada pela técnica da autarquia, Lélia Castro, e pelo técnico do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), Júlio César. A palestra aconteceu na escola Ernestina Nunes de Miranda, no distrito de Mingaú, do município de Caucaia. O evento foi voltado para os alunos da rede pública e teve como objetivo incentivar a utilização do Caderno de Proteção à Vida, um instrumento de sensibilização e de educação por meio de atividades lúdicas, com foco nos temas ambientais locais a partir de uma visão global. O “Caderno” faz parte do Programa de Educação Ambiental do Estado do Ceará (Peace) da Semace.

As ações realizadas fazem parte do projeto “Educar para Transformar”. Trata-se de um incentivo da Semace, por meio da Codam, ao desenvolvimento de ações que propiciem a melhoria de vida da população local, que está sendo aplicado nos municípios de São Gonçalo, Trairi, Caucaia, Paraipaba e Paracuru.

Ana Maria Freitas
Assessoria de Comunicação-Semace