Cocó recebe plantio de mudas

27 de abril de 2010 - 15:55

Na manhã desta terça-feira, 27, foi realizado um plantio de 30 mudas no calçadão da Rua da Ecologia, no bairro Tancredo Neves, em Fortaleza. O local é uma área carente da capital e que fica localizado no entorno do Parque Ecológico do Rio Cocó, gerenciado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Essa ação faz parte do projeto “Reflorestando o Cocó”, de iniciativa desta autarquia, que teve início no ano de 2009 e já promoveu o plantio de 750 plantas das mais variadas espécies em alguns pontos estratégicos. Segundo Inácio Prata, gerente do Parque Ecológico do Rio Cocó, a meta da Semace é fechar o ano de 2010 com 1.500 mudas plantadas.

Hoje, foram utilizadas ipê, ingá e flamboian, esta última em homenagem à Sra. Raimunda Paula e Silva, falecida em 2007, que era a principal liderança comunitária da região, tendo sempre uma grande preocupação com a natureza. Dona Raimundinha, assim conhecida por todos, plantou a primeira árvore do local, sendo da mesma espécie que a homenageou.

A atividade teve o apoio da Companhia de Policiamento Militar Ambiental (CPMA), de jovens do projeto Guardiões Mirins, da Associação Comunitária dos Moradores da Aerolândia e do Instituto Acesso, que trabalha com a reciclagem de material para angariar recursos e conseguir manter seus programas, além de preservar o meio ambiente.

Para Patrícia Austin, coordenadora do instituto, a parceria com a Semace em trabalhos educativos é de grande valia, principalmente pelo motivo dela trabalhar com meninos de 8 a 12 anos. “A criança a gente consegue educar trabalhando com a prevenção. O adulto não. Essa rua ficou limpa de seis meses para cá (quando surgiu o Acesso). Eles se divertem ao ensinarem para suas mães o que devem fazer para manter o ambiente limpo”, concluiu.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace