Limpeza na praia da Lagoinha

19 de abril de 2010 - 13:58

Na última sexta-feira, 16, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da gerência da Área de Proteção Ambiental das Dunas da Lagoinha e da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), promoveu uma limpeza na faixa de areia da praia da Lagoinha, no município de Paraipaba, litoral oeste cearense.

Na oportunidade, a Semace contou com o apoio da Associação dos Quadriciclistas da Lagoinha, que auxiliaram as equipes da autarquia no recolhimento do lixo. Um dos membros da associação, Lúcio Vianei, relatou ficar feliz em participar dessa ação. “Me sinto muito bem. Seria bom se todo mundo colaborasse. Tem muito turista que polui, mas alguns nativos também contribuem, em especial os pescadores. Nós dependemos da Lagoinha limpa, pois a maioria dos turistas têm a consciência de preservar e gosta da praia limpa”, disse.

Além da limpeza, um painel ecológico, com símbolos do Programa Praia Limpa e a frase “Manter a natureza limpa é um dever de todos”, foi pintado pelos artistas plásticos da região, Francisco de Assis (Kakito) e Francisco Carlos (irmão Carlos), em um muro que fica localizado próximo à praia, onde os frequentadores poderão passar e ver a mensagem ambiental.

Para Kakito, esse trabalho é de suma importância para alertar a população sobre o seu papel de proteger o meio ambiente. “É uma iniciativa legal, pois muita gente não tem noção. Temos que cuidar, porque nossos filhos também têm o direito de desfrutar da natureza no futuro. A Semace está de parabéns”, concluiu.

Essa foi a terceira ação promovida pela Semace na praia da Lagoinha este ano. Segundo a gerente da APA das Dunas da Lagoinha, Lúcia de Sousa, as outras duas contaram com a participação dos bugueiros e pescadores locais.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace