APA da Serra da Aratanha comemora Dia Nacional de Conservação do Solo

19 de abril de 2010 - 13:49

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Coordenadoria Florestal (Coflo) e do Núcleo de Articulação Gerencial das Unidade de Conservação (Naguc), promoveu na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Aratanha, comemoração sobre o Dia Nacional de Conservação do Solo. A ação, que teve como objetivo conscientizar e incentivar a sociedade para a aplicação de boas práticas de recuperação e conservação do solo na realização de plantios de áreas degradadas e arborização nos colégios de cada município, ocorreu no período de 13 a 16 de abril, contemplando os municípios de Maranguape, Pacatuba, Guaiúba e Acarape.

As comemorações foram realizadas em parcerias com as prefeituras, assentamentos de agricultura familiar e escolas estaduais e municipais. O público-alvo, formado por professores, alunos, agricultores, contou com uma programação da Semace voltada para ações ambientais.

Durante o evento, ocorreu no município de Maranguape, distrito de Amanarí, a implantação de um projeto de recuperação de área degradada, em parceria com os agricultores rurais do assentamento Salgado, Prefeitura Municipal de Maranguape e Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce). Na oportunidade, foram distribuídas 1.000 mudas nativas e frutíferas para a recuperação e conservação do solo do assentamento.

Ao final das ações foi ressaltada a importância do plantio de árvores para a conservação do solo, no intuito de promover a conscientização e o comprometimento da população para o equilíbrio ecológico da região.

O dia 15 de abril é comemorado oficialmente desde 1989, o Dia Nacional de Conservação do Solo, através da Lei Federal nº 7.876.

Ana Luzia Brito