Semace faz palestra sobre arborização para estudantes em Caucaia

6 de abril de 2010 - 15:48

Em Caucaia, a Festa Anual das Árvores foi comemorada com ações de educação ambiental e plantio de espécies nativas. Nesta terça-feira (6), técnicos da Semace visitaram a escola municipal da comunidade de Coqueiros e realizaram uma palestra interativa, coordenada pelo gerente da Área de Proteção Ambiental do Lagamar do Cauípe, André Pereira, e pelas educadoras ambientais Lelia Castro e Regina Coeli.

Os estudantes aprenderam sobre a vegetação nativa do Ceará, bem como as vantagens das áreas arborizadas, e receberam orientações relacionadas ao cultivo das espécies nativas. Os educadores da Semace destacaram as funções e utilidades da Cumaru cearense (Torresea cearensis allemao), homenageada nesta edição da Festa Anual das Árvores. Assim como outras espécies que correm risco de extinção, ela cumpre papéis importantes na preservação dos ecossistemas locais, como a proteção do solo e a oferta de alimento e abrigo à fauna.

Os alunos receberam bonés e camisetas da Semace e, após a palestra, plantaram um Pau d’arco em frente à igreja da comunidade, sob a orientação do gerente André Pereira. A programação da Festa Anual das Árvores em Caucaia teve início no dia 25 de março, com apresentações artísticas, plantio de árvores, oficina de reciclagem, trilhas e blitz ecológica, em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac).

Roberta Felix
Assessoria de Comunicação da Semace
3101-5554