Semace Cariri realiza programação educativa na Festa Anual das Árvores

31 de março de 2010 - 16:07

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente, por meio do escritório regional no Cariri, apoiou as ações comemorativas da Festa Anual das Árvores e do Dia Internacional da Água nos municípios da região. No último dia 18, o gerente regional João Josa participou da abertura da programação, no auditório do Instituto Cultural do Crato (ICC).

Foram lançados o projeto de reflorestamento e criação de quintais produtivos nos assentamentos monitorados em parceria com a Ematerce; o reflorestamento das margens dos açudes Ubaldinho, Olho d’água, Rosário e Cachoeiras, em parceria com a Cogerh; e o reflorestamento das lagoas de estabilização da Cagece (usadas no tratamento das águas servidas). Na ocasião, o técnico da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), Raimundo Costa Nogueira, ministrou uma palestra sobre a importância da preservação e da boa utilização da água e das árvores.

A programação continuou com palestras para grupos de agricultores e estudantes da rede pública. Os técnicos André Wirtzbiki e Mario Pegas, da Semace Cariri, ministraram palestra no município de Jardim sobre a importância da preservação das árvores e da mata ciliar na conservação dos recursos hídricos. Em Barbalha, os temas abordados pelo técnico Mario Pegas foram as funções da água, a preservação das florestas nativas e o uso controlado do fogo, para a Associação dos Agricultores do Sítio Coité. A palestra realizada em Nova Olinda pelo técnico Manoel da Silva foi acompanhada por um plantio simbólico de mudas.

Em Juazeiro do Norte, houve distribuição de material referente à Festa Anual das Árvores. A escola da Secretaria Municipal do Meio Ambiente propôs um trabalho interativo com os estudantes, que devem formar equipes e discutir temas relacionados ao equilíbrio ambiental.