Paracuru e São Gonçalo do Amarante comemoram a Festa Anual das Árvores

30 de março de 2010 - 16:04

Nos dia 25 e 26 de março, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), realizou ações educativas nos municípios de Paracuru e São Gonçalo do Amarante, distantes 87 e 56 quilômetros de Fortaleza respectivamente. As atividades fizeram parte da programação da Festa Anual das Árvores, promovida por esta autarquia em Fortaleza e mais 59 cidades do interior do Estado.

Em Paracuru (25), uma palestra movimentou 80 alunos de 4 escolas municipais, na Secretaria de Educação Municipal. O evento teve a abertura com a palestra sobre o resídio sólido plástico, ministrada pelo secretário do Meio Ambiente local, David Nunes. Logo em seguida, a técnica da Semace, Regina Coeli, falou sobre a cumuru, árvore homenageada este ano pela Festa Anual das Árvores e que está correndo risco de extinção. O evento teve o seu desfecho com uma caminhada ecológica em direção à rodoviária, construída recentemente, para a realização do plantio de árvores, com o objetivo de arborizar o espaço público.

No dia 26, foi a vez de São Gonçalo do Amarante, onde 40 alunos da escola municipal do distrito de Cágado participaram da programação. Na oportunidade, Regina Coeli explanou sobre a nossa vegetação, bem como a importância da árvore, em especial a cumaru, para o meio ambiente. Para finalizar as atividades foi feito um sorteio de sacolas retornáveis, camisas e bonés com os estudantes. Em seguida, foi plantada em frente à escola uma muda da árvore homenageada.

Fhilipe Augusto