Estudantes assistem palestra sobre a cumaru

24 de março de 2010 - 16:00

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), realizou nesta quarta-feira (24), no auditório da autarquia, palestra sobre a árvore cumaru. A palestra, que faz parte da programação da Festa Anual das Árvores da Semace, foi ministrada pela pesquisadora do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Dra. Kalyne Leal.

Durante a apresentação, foram abordados os aspectos históricos, características medicinais, exploração auto-sustentável e propriedades toxicológicas da árvore cumaru. “Trata-se de uma planta de espécie nativa em extinção e que vem sendo utilizada no tratamento medicinal”, ressaltou a palestrante. Para a pesquisadora, é preciso agregar os pontos tecnológicos as propriedades toxicológicas da cumaru.

A cumaru, cientificamente conhecida como amburana cearensis, tem sido eficaz no tratamento de asma, bronquite e tosse. Em tratamentos como a asma, os xaropes que levam as propriedades farmacológicas da espécie podem substituir o uso de corticóide, medicamento que causa efeitos colaterais.

Cerca de 40 alunos da “Equipe de Meio Ambiente”, da Escola Profissionalizante da Secretaria de Educação (Seduc), estiveram presentes no evento.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
3101-5554