Semace promove curso de educação ambiental em Russas

22 de fevereiro de 2010 - 16:28

Durante o período de 23 a 26 de fevereiro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), estará realizando um Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental no distrito de Flores, localizado no município de Russas, na região do Vale Jaguaribe.

O objetivo da Semace é sensibilizar e capacitar agentes multiplicadores no tocante à preservação ambiental, através de mudanças de valores e atitudes, tornando-os capazes de disseminar os conteúdos e ensinamentos da educação ambiental dentro de suas áreas de atuação. Ao todo, 40 participantes de diferentes segmentos sociais estarão presentes nos quatro dias de curso, dentre eles professores, líderes comunitários, representantes da Prefeitura Municipal e agentes de saúde e rural.

Na oportunidade, as técnicas da Codam, Evaneida Peixoto e Edilene Queiroz, serão as responsáveis por ministrarem os conteúdos. Vários temas referentes à questão ambiental serão abordados nas 40 horas/aula, a exemplo da relação homem-natureza, desenvolvimento sustentável, agenda 21, saneamento básico, resíduos sólidos, coleta seletiva, reciclagem, legislação ambiental, unidades de conservação, desmatamento, queimadas, agrotóxicos e práticas de educação ambiental.

As educadoras ambientais utilizarão metodologias diversas para repassarem os conteúdos, procurando uma forma eficaz que o público interaja, através de exposições, trabalhos em grupo, dinâmicas, debates com utilização de textos educativos, produção de painéis, aulas de campo e, ao final, a elaboração de um plano de ação para ser colocado em prática pelos participantes em suas localidades.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace