“Carnaval legal com preservação ambiental” fez um trabalho de conscientização durante a folia

19 de fevereiro de 2010 - 16:27

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Coordenação Florestal (Coflo), do Núcleo de Articulação Gerencial de Unidades de Conservação (Naguc) e da Coordenadoria de Extensão em Educação Ambiental (Codam), realizou o “Carnaval legal com preservação ambiental”. O trabalho contou com uma programação especial durante o período carnavalesco nos municípios de Guaramiranga, Pacoti, Mulungu, Jijoca de Jericoacoara e Beberibe.

As ações tiveram início na quinta-feira, 11, e foram até a terça-feira, 16. Na ocasião, a Semace realizou atividades que tiveram como objetivo conscientizar os foliões com a preocupação ambiental durante a festa. Blitze educativas foram promovidas em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual na CE 040, que liga Fortaleza ao litoral leste, na CE 085, saída para o litoral oeste, e na CE 060, via de acesso à Serra de Baturité, destinos mais procurados pelos cearenses e turistas. Os motoristas ganharam kits da autarquia com calendários, sacolas veiculares e cordéis que tratam da temática ambiental.

Além disso, mudas de árvores nativas foram entregues à população, como uma forma de zerar a emissão de carbono na festa Momina, bem como incentivar o reflorestamento nessas regiões. As equipes da Semace realizaram, ainda, oficinas de reciclagem de garrafas pet para a confecção de colares, pulseiras, mascaras e fantasias de Carnaval.

Fiscalização

O Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) da Semace realizou blitz do Programa Fumaça Negra na sexta-feira, 12, no posto da Polícia Rodoviária Estadual, na CE 040, em Aquiraz. 63 veículos foram vistoriados, os quais apresentaram índice de fumaça em conformidade com a legislação vigente, mostrando que esse trabalho de monitoramento feito por esta instituição vem surtindo o efeito, que é conscientizar o motorista que a emissão gasosa proveniente de seu veículo também é prejudicial ao meio ambiente e ao ser humano. Nos casos em que os carros encontram-se fora dos padrões, as multas variam de R$ 1.078,95 a R$ 4.315,81.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554