Ipu e Morrinhos são contemplados com Campanha de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas

14 de dezembro de 2009 - 15:02

A Campanha de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas, promovida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) está indo de vento em popa. Os mais recentes contemplados pela ação foram os municípios de Ipu e de Morrinhos, que receberam a equipe da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) nos últimos dias 10 e 11 de dezembro.

Em Ipu, o trabalho foi coordenado pela gerente da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu, Vânisse Borges, e realizado no Riacho Ipuçaba. Lá contou com a participação de estudantes das escolas Murilo Aguiar, Auto Aragão e Teresa Odete, além de professores e alunos do Projeto Juventude Empreendedora.

O evento teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente municipal representada pelo Secretário Adjunto, Francisco Lira e pela Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental. Ao todo foram mobilizadas cerca de 80 pessoas. A equipe da Semace também visitou os estabelecimentos e residências instalados no entorno do riacho para orientar a população acerca da preservação, conservação e proteção do recurso hídrico.

Já na cidade de Morrinhos a limpeza aconteceu na área urbana no Rio Acaraú. O evento contou com a participação da coordenadoria de Zoonose e a equipe de Agentes de Saúde, dos alunos do Centro Nacional de Escolas Comunitárias, da Escola Carminha Vasconcelos, dos alunos do Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental (realizado pela Codam), além da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente local. Na oportunidade a secretária Maria Daci Marques destacou a importância da participação efetiva da Semace no município, com ações de causas ambientais e de cidadania.

Morrinhos tem se destacado ultimamente pelo engajamento em ações ambientais como a Coleta Seletiva, lançada no início deste mês, e apresentação junto à Semace de projeto para reflorestamento das margem do Rio Acaraú. Com a limpeza foram recolhidos quase 200kg de resíduos.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace