Ações de preservação e limpeza dos recursos hídricos movimentam Paraipaba

8 de dezembro de 2009 - 14:49

Como parte da programação do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) e da gerência da Área de Proteção Ambiental das Dunas da Lagoinha, realizou duas ações de preservação ambiental e limpeza dos recursos hídricos no município de Paraipaba, distante 90 quilômetros de Fortaleza.

A primeira aconteceu no sábado, 5, na lagoa do Setor D2. Na oportunidade, a Semace contou com o apoio da gerência do projeto do distrito de irrigação Curu-Paraipaba, alunos da 8ª e 9ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aldenor Pereira dos Santos e funcionários da fábrica de beneficiamento de cascas de coco do mesmo distrito. Ao todo, foram retirados 22 sacos de resíduos sólidos e nove caçambas de vegetação com a ajuda de uma retroescavadeira.

Já na segunda-feira, 7, os trabalhos foram realizados na paria da Lagoinha com a colaboração de vendedores ambulantes, guias turísticos e de quadriciclos. Essa ação gerou o recolhimento de 40 sacos de lixo. A Semace contou com a ajuda da Prefeitura Municipal de Paraipaba, comerciantes e empresários locais. Todo material recolhido foi doado para uma sucata da região.

A campanha do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas tem como objetivo conscientizar a população sobre um cuidado maior com os nossos recursos hídricos e a necessidade da mudança de hábitos quanto ao descarte de lixo, enfatizando a importância da coleta seletiva como forma de obter um maior aproveitamento dos resíduos que poderão ser destinados à reciclagem.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace