Semace lança Campanha de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas de 2009

7 de dezembro de 2009 - 14:47

Numa animada manhã de domingo no Parque do Cocó, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) lançou oficialmente a Campanha de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas de 2009.

Repleto de crianças, jovens escoteiros e Guardiões Mirins da Companhia de Policia Militar Ambiental (CPMA), o anfiteatro do Parque do Cocó foi palco para a execução do hino nacional e hino do Ceará pela Banda, para depois aplaudir o Coral Verdes Vozes da Semace, homenageando o meio ambiente, o homem do mar e a natureza em suas músicas. Antes do lanche, o capitão Roberto do Corpo de Bombeiros movimentou todo mundo com sua divertida ginástica.

Feliz com o envolvimento das crianças com a campanha, a superintendente Lúcia Texeira, disse que “as crianças e os jovens é que vão cuidar de nossa natureza, por isso nós da Semace buscamos muito a fazer a educação ambiental voltada para vocês”, para em seguida chamar ao palco Os Amigos do Teatro, vindo de Caucaia, que encenaram a peça “Zé Coleta & e a Mãe Natureza”, divertindo o público presente.

Dona Francisca Pinheiro da Silva, da comunidade da Habitação na Área do Açude do João Lopes, do bairro Jacarecanga, declarou a felicidade no sorriso aberto e disse que “é maravilhoso e muito importante acolher e educar as crianças, porque nós precisamos desse apoio”.

Com os objetivos de conscientizar a população sobre um cuidado maior com as nossas praias, rios, lagos e lagoas, a necessidade da mudança de hábitos quanto ao descarte de lixo, e a importância da coleta seletiva, como forma de obter um maior aproveitamento dos resíduos que poderão ser destinados a reciclagem. E as palavras da coordenadora da educação ambiental da Semace, Virgínia Carvalho, foram nesse sentido. “Num gesto de respeito ao meio ambiente nossa equipe faz agora um mutirão de limpeza na rua da Ecologia”, referindo-se à área por trás do posto de observação da CPMA da avenida Raul Barbosa, e completou que “temos de ter a responsabilidade de saber da importância desse momento, e fazer nossa parte todos os dias”.

Daniel Herculano – Ascom Semace