Zona Costeira é tema de seminário

4 de dezembro de 2009 - 14:44

O Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica – LGCO da Universidade Estadual do Ceará – UECE está promovendo o III Seminário de Gestão Integrada da Zona Costeira – SEMGIZC, que acontecerá no período de 8 a 11 de dezembro, na própria universidade, no campus do Itaperi. O encontro abordará entre outras temáticas, a importância do manejo e gestão de zonas costeiras no século XXI.

O público alvo do seminário é formado por pesquisadores, professores e estudantes de Geografia e áreas afins, com o objetivo de discutir a gestão integrada da zona costeira na perspectiva da Agenda 21 e os indicadores de desenvolvimento sustentável, com a participação de especialistas locais e mundiais comparando resultados, além de incentivar pesquisas e projetos ligados aos programas de desenvolvimento e gerenciamento costeiro. Teorias sobre os estudos em zonas costeiras e as necessidades de uma prática politicamente justa e socialmente responsável da gestão integrada dos ambientes costeiros também serão debatidos.

A solenidade de abertura, que ocorrerá na terça-feira, 8, às 9h30min, no auditório da Reitoria da UECE, contará com a presença da titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Lúcia Teixeira, além de representante da própria universidade e outros órgãos governamentais.

Na quinta-feira, 10, o gerente da Tecnologia da Informação da Semace, Luís Correia, fará uma apresentação institucional do órgão e, em seguida, falará a respeito do zoneamento costeiro aplicado ao licenciamento ambiental no Estado do Ceará.

O III SEMGIZC é importante por reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros que investigam os indicadores empíricos e a gestão de ambientes costeiros, analisando as experiências mundiais e nacionais de gerenciamento integrado de zonas costeiras.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Ascom