Ações culturais movimentarão a documentação fotográfica da bacia hidrográfica do Salgado

2 de dezembro de 2009 - 14:17

Após concluir a documentação fotográfica das bacias hidrográficas do Banabuiú e do Alto Jaguaribe, o projeto “Água pra que te quero!” dará início aos trabalhos na última bacia contemplada pelo projeto, a do Salgado. O objetivo é relatar, por meio de fotos, a relação água e homem, num contraponto entre práticas positivas e negativas do uso da água no cotidiano urbano e rural. Barbalha será o primeiro município, de 4 a 8 de dezembro. Em seguida, é a vez de Crato, 11 a 15, e Juazeiro do Norte, 17 a 20, no corrente mês. A última cidade a ser visitada é Brejo Santo, no período de 14 a 17 de Janeiro 2010.

Nesta etapa, o grande foco será a ação cultural de Juazeiro no Norte, que acontecerá em meio ao 2º Colóquio de Educadores Sociais de Cama Elástica do Nordeste, na sede do Instituto de Ecocidadania Juriti. Segundo a coordenadora do instituto, Ana Cristina Diogo, “o intuito é dá o ponta pé inicial na revitalização do riacho da Timbaúba, que passa ao fundo do nosso prédio, já que o tema do projeto é água. Esperamos contar com o apoio de organizações governamentais para tocar em frente esse processo”, concluiu.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através do escritório regional no Cariri, participará das ações culturais realizadas em cada município. Na oportunidade, serão ministradas palestras educativas no tocante à preservação ambiental e ao uso sustentável da água. Concomitantemente, a equipe do projeto fará uma exposição fotográfica, intitulada Varal das Águas, com fotos de outros municípios já visitados e conversará com a população sobre o que é o “Água pra que te quero!”.

Em relação ao projeto de revitalização do riacho da Timbaúba, o gerente regional da Semace no Cariri, João Josa, relatou que a autarquia tem total interesse em apoiar. “Nós temos que analisar o projeto para a partir daí conceder a ajuda necessária para que isso ocorra, seja com doação de mudas, visitas de nossos engenheiros florestais ou outras ações”, disse.

Ao todo, o projeto já passou por oito cidades do Ceará. Banabuiú, Quixadá, Boa Viagem e Monsenhor Tabosa, na bacia do Banabuiú, e Arneiroz, Tauá, Salitre e Orós, na bacia do Alto Jaguaribe. Concluída esta fase de documentação, será produzido um livro, que trará, além das fotos, alguns textos com uma linguagem bem popular, uma espécie de diário de campo, e dados estatísticos, para ser distribuído em escolas, bibliotecas, centros culturais e outros locais que a população possa ter fácil acesso, informou Nívia Uchôa.

O “Água pra que te quero!” é uma realização da Poesia da Luz, com a consultoria da AnimaCult, apoio da Expresso Guanabara, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura, pela lei nº. 13.811 de 16 de agosto de 2006 (do edital Mecenas), apoio institucional da Semace e agradecimento à Companhia Energética do Ceará (Coelce).

Confira o calendário de atividades na bacia hidrográfica do Salgado:
Barbalha: 04 a 08 dezembro – Ação Cultural: 16/12, ás 08h – Local: Cine Teatro Neroly
Crato:11 a15 dezembro – Ação Cultural: 15/12, ás 08h – Local: Centro Cultural do Araripe
Juazeiro do Norte: 17 a 20 dezembro – Ação Cultural: 18/12, ás 08h – Local:Instituto de Eco-Cidadania Juriti
Brejo Santo: 13 a 17 janeiro 2010 – Ação Cultural:15/01

Fhilipe Augusto