Semace participa do X Seminário de Ética na Gestão

27 de novembro de 2009 - 15:29

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou, nos dias 23 e 24 de novembro, do Seminário de Ética na Gestão – X Encontro dos Integrantes da Rede de Ética do Poder Executivo Federal, realizado em Brasília. Temas relacionados aos desafios e perspectivas ligados à ética pública; e a ética como instrumento de gestão institucional foram alguns dos temas abordados no seminário, que teve como participantes ministros do Supremo Tribunal Federal, filósofos e jornalistas.

A presença da Semace foi garantida por Zuleide Lopes, representante da Comissão de Ética da casa, eleita em 13 de novembro, por meio de votação interna dos colaboradores. Atualmente, a Semace possui a primeira comissão do Estado do Ceará votada pelo seu corpo de servidores, sendo composta por três titulares e três suplentes.

Para Zuleide, o seminário foi enriquecedor para a gestão pública, pois integrou vários órgãos do governo federal, estadual e de todas as esferas, além de especialistas e representantes da sociedade civil. “Foi importante estar lá porque a gente vê como já funciona o sistema de ética a nível federal e podemos trazer as experiências adquiridas para a nossa instituição”, afirmou.

Segundo o membro da comissão de ética, o evento trouxe o incentivo para o trabalho educativo nas organizações. “Foi muito ressaltado o caráter educativo que o profissional que trabalha com ética deve ter. Nós somos multiplicadores”, lembrou.

Marcos Cavalcante e Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace