Semace recebeu a palestra A Conscientização Sobre o Uso Racional de Energia

17 de novembro de 2009 - 14:51

Em face da inauguração do novo sistema de iluminação e refrigeração do prédio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), servidores, terceirizados e colaboradores assistiram à palestra educacional A Conscientização Sobre o Uso Racional de Energia, proferida pelo professor da área de conservação de energia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Tomáz Nunes.

O professor Tomáz ressaltou que os pilares do combate ao desperdício são a informação, a tecnologia mas, principalmente, as pessoas. Ele enfatizou o lado humano do projeto. A palestra também ajudou a tornar os profissionais da Semace como multiplicadores do uso racional da energia. “A conscientização de cada um é a parte mais importante da equação. Precisamos economizar não apenas no dia-a-dia da autarquia, mas essencialmente todos os dias das nossas vidas”, lembrou o professor.

A superintendente Lúcia Teixeira foi uma das pessoas que companhou com atenção a palestra e declarou que a autarquia poderá fazer convênios para as futuras sedes regionalizadas, onde a utilização da tecnologia da Coelce deverá ser benéfico a todos. “Mais do que a economia que podemos gerar, é essencial também pensar na preservação constante dos nossos recursos hídricos” emendou Lúcia.

Com a presença do diretor de relações institucionais e de comunicação da Coelce, Nunes Almeida, a solenidade evento aconteceu ontem, 16, no auditório Régia Nântua, onde foi informado que o projeto de Eficiência Energética é aplicado também em hospitais, prédios e escolas públicas. Seu investimento total custou em torno de R$ 119 mil, o qual a Semace foi beneficiada com a troca de 334 pontos de luz e 53 aparelhos de ar condicionado, o que irá significar economia da ordem de 18% na conta de energia da autarquia.

Daniel Herculano – Ascom Semace