Semace doa mais de duas mil mudas durante o XI Encontro Cultural Russano

28 de outubro de 2009 - 12:38

Mais de duas mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram distribuídas em ações de reflorestamento e arborização realizadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) no município de Russas, na região do Baixo Jaguaribe. A Semace, por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) participou do XI Encontro Cultural Russano, realizado entre os dias de 20 a 25 de outubro.

Dentre as localidade contempladas com as ações de reflorestamento e arborização estão os distritos de Flores, Lagoa dos Cavalos, Cipó, Peixe e na sede de Russas, em escolas, nos passeios públicos, no entorno das Cerâmicas e às margens do Riacho Araibu e na feira do Mercado Novo. A população também recebeu cerca de 400 sacolas veiculares, além de material educacional e informativo.

Entre os dias 20 e 23 de outubro, a Semace promoveu um Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental no distrito do Peixe com o objetivo sensibilizar e capacitar a comunidade quanto a proteção ambiental, através de mudanças de valores e atitudes, tornando-os capazes de disseminar os conteúdos e objetivos da educação ambiental dentro de suas áreas de atuação.

Durante a programação aconteceu a gincana ecológica entre os colégios estaduais, municipais e até particulares envolvendo aproximadamente 4.000 alunos, com o tema “A paisagem natural, o patrimônio paisagístico construído pelo homem, na sua comunidade”, suscitando debates e ações possíveis para a preservação do meio ambiente.

Ocorreram ainda desafios de viola, encontros com escritores e universitários e a inauguração de uma biblioteca para a comunidade do Tabuleiro da Vaquejada. A sede do Crede 10 de Russas recebeu também o Deputado Federal Mauro Benevides, que conversou com a sociedade presente sobre o Encontro Cultural e da possibilidade do município receber uma extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). O prefeito Raimundo Cordeiro esteve presente e comentou sobre as ações da Semace em Russas que “educa o nosso povo, e assim podemos mostrar a necessidade em se preocupar com a natureza com propriedade”.

No sábado (24) à tarde mais de mil e quinhentas pessoas de todas classes e faixa etárias de Russas compareceram à caminhada com o tema “Um Momento de Reflexão pela paz e preservação ambiental”, que contou com a participação da banda de música da prefeitura, a animação do grupo Fanfarra e teve o comando do Capitão Roberto Brasil do projeto Bombeiros, Saúde e Sociedade.

Ao fim do percurso na Praça da Caiçara, dentro do Parque Urbano às margens da Lagoa da Caiçara o Coral Verdes Vozes da Semace presenteou a população com uma belíssima apresentação, emocionando a todos presentes.

O XI Encontro Cultural Russano é uma realização da Casa dos Amigos de Russas (Carus), com o apoio da Caixa Econômica Federal, Prefeitura Municipal de Russas e da Semace que teve como tema deste ano “A nossa cultura contribuindo para a preservação do meio ambiente”.

Daniel Herculano
Ascom – Semace