Projeto “Água pra que te quero!” vai a Tauá

23 de outubro de 2009 - 12:33

No período de 24 a 27 de outubro, o projeto “Água pra que te quero!”, que faz uma documentação fotográfica das bacias hidrográficas do Banabuiú, Alto Jaguaribe e Salgado, verificando a relação água e homem, num contraponto entre práticas positivas e negativas do uso da água no cotidiano urbano e rural, estará no município de Tauá, a 337 quilômetros de Fortaleza.

Na ocasião, além da documentação fotográfica feita por Nívia Uchôa, fotógrafa e idealizadora do projeto, aproximadamente dez comunidades serão visitadas no município, onde vão aplicados questionários pela equipe de produção, formada por Samara Amaral e Cris do Vale, a respeito do dia a dia da população em relação ao uso desse bem natural.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), Também acompanha as atividades, em especial a ação cultural, que será realizada no dia 27, na qual será ministrada uma palestra educativa no tocante à preservação ambiental e o uso sustentável da água. Concomitantemente, o projeto fará uma exposição fotográfica varal com fotos de outros municípios já visitados e conversará com a população sobre o que é o “Água pra que te quero!”.

Ao todo, o projeto já passou por cinco cidades. Banabuiú, Quixadá, Boa Viagem e Monsenhor Tabosa, na bacia do Banabuiú, e Arneiroz, na bacia do Alto Jaguaribe. Após Tauá, restarão Salitre e Orós (Alto Jaguaribe) e Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo (Salgado). A documentação se estenderá até o mês de dezembro.

Concluída esta fase, será produzido um livro, que trará, além das fotos, alguns textos com uma linguagem bem popular e dados estatísticos, para ser distribuído em escolas, bibliotecas, centros culturais e outros locais que a população possa ter fácil acesso.

O Água Pra Que Te Quero! é uma realização da Poesia da Luz, com a consultoria da AnimaCult, apoio da Expresso Guanabara, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura, pela lei nº. 13.811 de 16 de agosto de 2006 (do edital Mecenas), apoio institucional da Semace e agradecimento à Companhia Energética do Ceará (Coelce).

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace