Desde junho a Semace já distribuiu mais de 3.000 sacolas retornáveis

15 de outubro de 2009 - 09:53

Desde junho de 2009, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) já distribuiu mais de 3.000 sacolas retornáveis em suas ações pontuais em todo o Estado do Ceará. Vetor de poluição e que provoca grande impacto visual notado por habitantes locais e turistas, o saco plástico pode ser substituído gradativamente pela população ao se fazer uso da sacola retornável. A Semace busca em seus cursos de educação ambiental, palestras, ações de cultura ecológica e com o programa Praia Limpa sensibilizar toda a população do Ceará a mudar suas atitudes do dia-a-dia.

Programa Praia Limpa
Ao acreditar na substituição das sacolas plásticas pelas retornáveis, a Semace procura distribuí-las em acordo com atitudes que apontem para a preservação da natureza. No Programa Praia Limpa, que desde junho até outubro cravou 32 ações, antes programado apenas durante a alta estação turística, desde julho é feito de forma permanente, onde a cada final de semana uma ou mais praias do litoral cearense recebem a ação. Sempre com o objetivo de conscientizar a população em como podemos melhorar nosso meio ambiente, e mais especificamente nossas praias, é disseminado conceitos de educação ambiental e a necessidade de preservação de nossa zona costeira.

Projeto Sacola Retornável em Jericoacoara
Na ação, técnicos da Semace em companhia de voluntários de cada cidade e/ou praia visitada fazem uma abordagem aos frequentadores das praias e incentivam que recolham o lixo produzido no local, para em seguida ser trocado por brindes, como a sacola retornável. Já no Movimento Praia Limpa, uma extensão do Programa Praia Limpa, a Semace doou em agosto 100 sacolas retornáveis para que os mercadinhos da vila da praia de Jericoacoara iniciassem o processo de diminuição do uso de sacos plásticos, que poluem o ecossistema no qual a comunidade se insere. Vale salientar que este é apenas um incentivo, mas a idéia é fazer que esse processo de conscientização seja contínuo, e para depois os próprios mercadinhos continuem o projeto com a comunidade.

Aplaudido pela comunidade, o Projeto Sacola Retornável fez grande sucesso entre os comerciantes locais. Para Maria da Graça, do Mercadinho Bom Preço, a ideia só trará benefícios para todos. “Eu já tinha visto no jornal esse tipo de sacola. Achei ótimo que a Semace trouxesse pra Jeri”. Ela também frisou que já começou a conversar sobre a novidade com os seus clientes e que garante que com seus clientes o projeto vai dar resultado.

Cultura Ecológica e Projeto Sacola Retornável em Guaramiranga
Já o projeto do Cultura Ecológica nas Alturas – Educação Ambiental Sobe a Serra foi realizado durante o XVI Festival Nordestino de Teatro, em Guaramiranga, o qual um plano de ações foi executado durante os dias 11 e 12 de setembro, com intuito de sensibilizar a comunidade ao unir a cultura com a educação ambiental.

A Semace também levou o Projeto Sacola Retornável à Guaramiranga, onde oito mercadinhos previamente cadastrados pelo gerente da APA, Carmem Sílvia, receberam dez sacolas retornáveis cada, como incentivo ao não uso do plástico no dia-a-dia. À médio prazo a ação visa a diminuir significativamente o consumo de sacolas plásticas, um resíduo constante no lixo de Guaramiranga, vetor de poluição e que provoca grande impacto visual notado por habitantes locais e turistas. Proprietário da Panificadora São José, ‘Seu’ Ademir comemorou a iniciativa, “agora vai ser o ideal, pois tem cliente que recebe o produto e tira do saco plástico, não gosta”, assume de sorriso aberto.

A Superintendente da Semace Lúcia Teixeira crê que a autarquia está fazendo sua parte ao fazer a educação ambiental e doar as sacolas retornáveis em alguns pontos do estado, mas gostaria que a adesão dos municípios fosse total. “Nossa atuação é contínua, com ações e eventos para que essa mudança de atitude seja natural. A utilização da sacola retornável é mais do que uma obrigação para todo mundo. E dessa forma ajudamos a preservar a natureza”, complementa.

Daniel Herculano
Assessoria de Comunicação – Semace