A Semace participa da I Caminhada Ecológica de Baturité

15 de outubro de 2009 - 09:54

Organizada pelas ONGs Grupo de Amigos da Natureza (GAN) e Grupo de Interesse Ambiental (GIA), a I Caminhada Ecológica de Baturité aconteceu no último final-de-semana e percorreu durante a manhã de sábado as ruas centrais da cidade serrana. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) estava presente através da gerente da APA de Guaramiranga, Carmen Sílvia, alocada na Coordenação Florestal (Coflo).

Na praça de Santa Maria, ao final do percurso, os jovens voluntários realizaram uma manifestação pacífica em prol da preservação da natureza, além de uma blitz educativa, com a distribuição de sacolas veiculas e material educativo. Com faixas para sensibilizar a população do grave problema de Baturité está enfrentado hoje, com sua poluição da água, desmatamento, uso indevido do fogo nas matas, disposição errônea do lixo e seus possíveis danos causados ao meio ambiente.

A programação contemplava ainda um Curso de Guia e Condutor de Trilha, o qual busca gerar interesse para a temática do meio ambiente, estimulando o aproveitamento racional dos recursos naturais de forma sem descaracterizar a excelência e a exuberância da paisagem local, ministrada pela professora Cláudia Bezerra. Junto com o presidente do GAN, Chico Mendes na caminhada, Carmen Sílvia demonstrava toda sua felicidade na caminhada. “Esse momento é de repensar nossas atitudes diárias, como uma aula para nossa vida, buscando sempre preservar e manter o meio ambiente saudável para as próximas gerações”, disse emocionada.

Daniel Herculano
Assessoria de Comunicação – Semace