Cultura Ecológica da Semace é destaque durante o Jeri Sport Music Festival

5 de outubro de 2009 - 16:35

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Florestal (Coflo) e Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), promoveu a segunda edição do Cultura Ecológica durante o 2º Jeri Sport Music Festival, na praia de Jericoacoara entre os dias 01 e 04 de outubro, no intuito de unir a cultura e educação ambiental em seu plano de ações.

O final de semana começou mais cedo para as crianças e adolescentes da escola Municipal Nossa Senhora da Consolação. Na última quinta, dia 1, a Semace promoveu uma contação de histórias e a encenação da peça teatral Zé Coleta & a Mãe Natureza, criação e montagem do grupo Amigos do Teatro (de Caucaia). A peça discute temáticas como consumo consciente, coleta e destino final do lixo, crimes ambientais e propicia reflexões e incentivo à mudança de atitude. No turno da noite, os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do segundo grau assistiram a uma palestra sobre a importância do papel de cada um na preservação do meio ambiente. No dia seguinte os alunos da oitava série receberam ainda uma oficina de papel reciclado.

O diretor da escola, Vanderlin de Araújo, destacou que o trabalho em parceria com a Semace é muito positivo para todos os envolvidos e destacou que “desenvolvemos a consciência ambiental nas crianças e adolescentes com essas ações, ganhando a escola, os alunos e ainda mais a comunidade”. E complementou declarando que “qualquer ação como essa que envolva cultura e meio ambiente vai ter sempre o apoio da gente”, disse contente com o resultado estampado nos rostos felizes dos alunos.

No sábado, 3, o Grupo de Capoeira Tribo Jeri abriu a roda de Conversas no Barracão dos Pescadores com uma bela apresentação e seu mestre Wesley fez um apelo à comunidade presente para que “todos possam cuidar do meio ambiente em que vivemos”, ressaltando seu apoio às ações da Semace em prol da educação ambiental.

Na oportunidade estiveram presentes Rosemeire Felício, coordenadora da Coordenadoria Florestal (Coflo) – representando a Semace, Karina Sales (gerente do escritório da Semace de Jericoacoara), José Bezerra (gerente da APA da Lagoa de Jijoca), Wagner Cardoso, gerente do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), Belisco (presidente do Conselho Comunitário de Jericoacoara), do Prefeito de Jijoca de Jericoacoara Araújo Marques Ferreira e José Osmar (secretário do Turismo e do Meio Ambiente de Jijoca), além de moradores, pescadores, comerciantes, gerentes de pousadas e hotéis da região, e demais interessados, todos com a palavra facultada.

Conforme a reunião feita anteriormente, a coordenadora da Coflo Rosimeire Felício cumpriu a palavra dada anteriormente e se colocou à disposição da população presente para um “quem é quem” explicando toda a competência ambiental para a região. Em breve, o documento será distribuído após a aprovação das instituições envolvidas, além de ser base para que em outras regiões a Semace possa republicá-lo atendendo a cada questionamento específico dos respectivos locais. “O novo momento da Semace já aponta mudanças e o que nós mostramos é que existe um movimento em prol da conservação ambiental e o resultado já podemos ver na operação Viva Jeri”, disse em referência à operação que autuou uma série de estabelecimentos onde foram detectados e destruídos canos e esgotos clandestinos operando.

No domingo, 4, logo cedo a Semace promoveu uma Blitz Ambiental Educativa de porta em porta, com a participação de alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação e voluntários. A ação amplia o envolvimento dos comerciantes, empreendedores, público local e turistas na busca de uma cultura de conservação do meio ambiente. Para isso foram visitadas pousadas, estabelecimentos e restaurantes da cidade, para sensibilizar a sociedade em mudar suas atitudes, e entre as novas posturas em prol da qualidade de vida, está a conservação dos espaços urbanos e o uso dos contentores de coleta seletiva – doados pelo Governo do Estado do Ceará e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) – espalhados pela cidade. Foram distribuídas ainda cerca de 600 sacolares veiculares e material educativo, com o intuito de conscientizar os clientes e motoristas a não jogar lixo nas estradas nem tampouco nas ruas e vias do município.

O Cultura Ecológica, que teve o apoio da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) e da direção do 2º Jeri Sport Music Festival, levou a educação ambiental cultural à comunidade da praia de Jericoacoara durante quatro dias, promovendo a construção de debates sobre meio ambiente e o pensamento de que essa vivência possa ser utilizada durante todos os dias de suas vidas ao sensibilizar e promover uma educação ambiental constante no Estado do Ceará.

Daniel Herculano
Assessoria de Comunicação – Semace