Barroquinha recebe Praia Limpa

5 de outubro de 2009 - 16:38

No último sábado (3) o município de Barroquinha (distante 380km de Fortaleza) recebeu o Programa Praia Limpa realizado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam). A ação aconteceu na praia de Bitupitá e teve a colaboração da comunidade local, Prefeitura Municipal e Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns e Sertões de Crateús (Parisc), convidado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema).

Durante o Praia Limpa, foram realizadas blitzes ambientais na avenida principal de Bitupitá, na qual foram entregues sacolas veiculares para acondicionamento correto do lixo interior dos automóveis e sacolas plásticas para a coleta de resíduos sólidos produzidos no local. O material coletado foi posteriormente trocado por bonés e camisetas da Semace. Além disso, também foram distribuídos folhetos informativos de caráter educativo para a sensibilização da questão ambiental.

A ação é fruto do Curso de Capacitação para Multiplicadores em Educação Ambiental promovido pela Semace, de 10 a 13 de setembro, na cidade de Barroquinha. A atividade foi elogiada pela vice-prefeita Clemilda Veras que ressaltou a necessidade do trabalho de conscientização junto a comunidade de Bitupitá no que se refere a limpeza pública local, pois o lugar é “um dos mais importantes destinos turísticos da Apa do Delta do Parnaíba”.

Já o presidente do Condema de Barroquinha Edmundo Alves frisou a importância da parceria da Semace com os trabalhos referentes a sustentabilidade no local. “(A Semace) sempre marca presença quando solicitada e, tem estado conosco nas orientações e nos trabalhos em prol da “sustentabilidade” do nosso Bioma Marinho e da nossa Biodiversidade”, disse.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace