Semace realiza Praia Limpa em Barroquinha neste sábado (2)

2 de outubro de 2009 - 16:35

No próximo sábado (2), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realiza na praia de Bitupitá, localizada no município de Barroquinha (380km de Fortaleza), nova edição do Programa Praia Limpa. A atividade é um dos encaminhamentos do plano de ação formatado ao final do Curso de Capacitação para Multiplicadores em Educação Ambiental, promovido pela Semace, de 10 a 13 de setembro, na cidade.

O curso é realizado pela Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) por todo Estado e visa desenvolver a responsabilidade ambiental, fomentando o ideal de sustentabilidade nos alunos. As ações retiradas dele tem temporalidade de pelo menos três meses contínuos. Após esse período a Semace permanece com o monitoramento às atividades de cunho ambiental, para que o processo de conscientização não seja enfraquecido.

Em Barroquinha, a capacitação foi direcionada a professores da rede pública, mas contou também com a participação de representantes da Secretaria de Recurso Hídricos e Meio Ambiente e do secretário executivo do Pacto Ambiental dos Inhamuns e Sertão Central de Crateús, Jorge Moreira. No dia anterior ao Praia Limpa, os cursistas passarão por um treinamento para abordagem educativa ao público presente em Bitupitá no sábado.

Durante o Praia Limpa serão distribuídas sacolas veiculares para o acondicionamento correto do lixo no interior dos automóveis e sacos plásticos para que os frequentadores das praias guardem os resíduos sólidos produzidos no local adequadamente. No próprio local, técnicos da Semace, com o apoio de cursistas e representantes locais, receberão o lixo recolhido, e como incentivo receberão em troca camisetas, bonés e quebra-sol para carros, além de material educativo que aborda o tema da coleta seletiva. Todos os resíduos sólidos recolhidos serão encaminhados a prefeitura que se encarregará do destino adequado.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace