Neste domingo, o Praia Limpa acontece em Aquiraz

2 de outubro de 2009 - 16:34

Neste domingo (4), dia seguinte ao Praia Limpa de Barroquinha, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), promove mais uma edição do programa na praia do Presídio, em Aquiraz. O objetivo é conscientizar as pessoas dos diversos segmentos sociais em manter nossas praias limpas e preservadas.

Serão distribuídas sacolas veiculares no local para o acondicionamento correto do lixo no interior dos automóveis e sacos plásticos para que os frequentadores das praias guardem os resíduos sólidos produzidos no local adequadamente. Técnicos da Semace receberão o lixo recolhido, que será trocado por camisetas, bonés e quebra-sol para carros e material educativo que aborda o tema da coleta seletiva.

O Praia Limpa contará com o apoio da Escola Municipal Luís Eduardo Studart Gomes, que encaminhou 40 jovens para uma capacitação voluntária da Semace durante a semana compreendida entre o dia 22 e 25. Além dessa ação, a Semace dialogou com hotéis, empresários, funcionários e outros estudantes locais para implantar um programa de coleta seletiva no Presídio. No decorrer da semana, foram realizadas palestras e seminários para conscientização do público-alvo acerca do trato com o meio ambiente. Todo esse trabalho desenvolvido culminará no Praia Limpa de domingo, e o material recolhido será enviado ao Centro de Triagem de Aquiraz, para ser revertido em ações sociais da própria cidade.

O programa Praia Limpa é um projeto permanente da Semace, e visa melhorar as condições de limpeza das praias cearenses, notadamente das faixas de areia prejudicadas pela constante disposição de resíduos sólidos. A campanha de cunho educativo contribui também com a conservação dos espaços urbanos, através de um trabalho coletivo de limpeza dos logradouros públicos, levando a população a adotar novas posturas em prol da qualidade de vida.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace