Semace promove a Cultura Ecológica durante o Jeri Sport Music Festival

1 de outubro de 2009 - 16:31

O Cultura Ecológica – A Educação Ambiental Vai á Jeri é uma iniciativa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Florestal (Coflo), Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), com a colaboração da Assessoria de Comunicação na elaboração de seu plano de ações e o apoio da Companhia de Polícia Militar Ambiental do Ceará (CPMA).

Durante a realização do 2º Jeri Sport Music Festival, na praia de Jericoacoara, será colocado em prática a segunda edição do Cultura Ecológica, que é um plano de ações a ser executado durante os dias 01, 02, 03 e 04 de outubro, com intuito de unir a cultura com a educação ambiental, para que a comunidade local possa levar a educação ambiental cultural a todos os dias da sua vida e sensibilizar a comunidade a promover uma educação ambiental constante no Estado do Ceará. Com público-alvo focado na comunidade local e flutuante, pescadores, empreendedores, comerciantes, educadores, estudantes, gestores e demais entidades e instituições envolvidas nas questões de preservação e conservação ambiental.

Após as ações ocorridas em agosto último, a coordenadora da Coflo Rosimeire Felício prometeu e vai cumprir a palavra dada anteriormente, o qual contemplava Jericoacoara com um “quem é quem” explicando toda a competência ambiental para a região. A ação visa ainda gerar uma maior proximidade da Semace com a comunidade local, que ainda vai ter a oportunidade de escutar e conversar com a superintendente dessa autarquia, Lúcia Teixeira, que fará um pronunciamento no sábado, dia 3, ás 16 horas no Barracão dos Pescadores.

Para ampliar o envolvimento dos comerciantes, empreendedores, público local e turistas na busca de uma cultura de conservação do meio ambiente, será feito visitas às pousadas, estabelecimentos e restaurantes da cidade, para sensibilizar a sociedade em mudar suas atitudes. Entre as novas posturas em prol da qualidade de vida, está a conservação dos espaços urbanos e o uso dos contentores de coleta seletiva espalhados pela cidade durante o Festival. Haverá ainda a distribuição de 600 sacolares veiculares e material educativo, com o intuito de conscientizar os motoristas a não jogar lixo nas estradas nem tampouco nas ruas e vias do município.

O Jeri Sport Music Festival também vai apresentar ao público o que for produzido durante oficinas realizadas para a comunidade local. A oficina de dança “As Palavras” reunirá 15 jovens de Jericoacoara para apresentações durante todo festival. Na oficina de confecção de instrumentos musicais com material reciclado, 40 crianças e jovens irão fabricar seus próprios instrumentos, que ficarão expostos na arena até a apresentação do grupo. Outra oficina, que acontecerá entre novembro e dezembro, aplicada pelo grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), é a de papéis reciclados, que vai evidenciar como o lixo pode ser reaproveitado.

A vice-presidente da Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP Jeri) e produtora executiva do Festival, Verônica Sanger, revela que o apoio que o evento recebe este ano vai possibilitar, além de difundir a cultura e o esporte, a realização de ações ambientais que permanecerão na comunidade. “O Festival vai permitir que a cidade seja equipada com um serviço de coleta seletiva e diversas lixeiras para reciclagem, assim como realizar oficinas e oferecer informações direcionadas”, comemora Verônica, que desde a primeira edição vem recebendo total apoio da comunidade e da maioria das pousadas.

Para as crianças e adolescentes da escola Municipal Nossa Senhora da Consolação a Semace ainda irá promover uma oficina de papel reciclado, uma contação de histórias e a encenação a peça teatral Zé Coleta & a Mãe Natureza, criação e montagem do grupo Amigos do Teatro (de Caucaia), com o intuito de discutir temáticas como: consumo consciente; coleta e destino final do lixo; crimes ambientais; propiciando reflexões e incentivo à mudança de atitude.

Importante lembrar que a Semace disponibilizará um Plantão de Consultoria de Legislação Jurídica Ambiental em seu próprio escritório em Jericoacoara, para tirar dúvidas, emitir explicações e receber sugestões sobre nossa atual legislação.

Abaixo segue a programação da Semace:

Dia 01 de Outubro – Quinta-Feira

A partir das 14 horas

1. Contação de Histórias e encenação da peça teatral Zé Coleta & a Mãe Natureza, criação e montagem do grupo Amigos do Teatro (de Caucaia), com o intuito de discutir temáticas como: consumo consciente; coleta e destino final do lixo; crimes ambientais; propiciando reflexões e incentivo à mudança de atitude;
Local: escola Municipal Nossa Senhora da Consolação; Aberto ao público;

A partir das 16 horas

2. Blitz Ambiental Educativa: duas equipes divididas nas entradas de Jericoacora, com distribuição de material informativo/educativo;

2.1. Ao lado do Posto Policial;

2.2 Na entrada do Centro de Artesanato;
Com a distribuição de sacolares veiculares e material educativo, com o intuito de conscientizar os motoristas a não jogar lixo nas estradas nem tampouco nas ruas e vias do município;

2.3 Visitas às pousadas, estabelecimentos e restaurantes da cidade, incentivando o uso dos contentores de coleta seletiva espalhados pela cidade durante o Festival;

Dia 02 de Outubro – Sexta-Feira

A partir das 14 horas

3. Oficina de papel reciclado, a ser realizado na escola Municipal Nossa Senhora da Consolação;

A partir das 16 horas

4. Blitz ambiental educativa na Duna do Pôr do Sol, com um abraço simbólico com o público presente;

Dia 03 de Outubro – Sábado
A partir das 16 horas no Barracão dos Pescadores:

5. Pronunciamento da Superintendente da Semace, Dra. Lúcia Teixeira;

6. “Quem é Quem” no âmbito ambiental de Jericoacoara: Rosemeire Felício (Coflo);

7. Rodas de Conversa, com os temas:

7.1 Unidades de Conservação: Parque Nacional de Jericoacoara (ICMBio); APA da Lagoa de Jijoca (José Bezerra); Gerente do Escritório de Jericoacoara (Karina Sales);

7.2 Gestão Ambiental Municipal (Prof. José Osmar – Secretário de Meio Ambiente de Jijoca)

Intervalo: Mesa de Frutas para os participantes.

Dia 04 de Outubro – Domingo

A partir das 9 horas

8. Mutirão de Limpeza na Vila de Jericoacoara de porta em porta em todos os comércios locais com a participação da Comunidade Cristã Jericó de Jericoacoara, composto por 20 crianças.

Daniel Herculano
Assessoria de Comunicação – Semace