Semace promove Praia Limpa em Mundaú

28 de setembro de 2009 - 15:46

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), promoveu no último domingo (26) mais uma edição do Programa Praia Limpa. A ação foi realizada na praia de Mundaú, no Trairi durante a sexta edição do Circuito de Velas da Praia de Mundaú, evento organizado pela Associação Comunitária de Promoção e Desenvolvimento Artístico Cultural Sócio-Desportivo e Humano-Ambiental de Mundaú (Aprodart) e Associação dos Pescadores do Município de Trairi (Apesmut).

Foi um belo domingo de sol e na praia cerca de 60 embarcações foram ao mar com velas ilustradas com desenhos sobre temas ecológicos, elaboradas pelos alunos das escolas públicas municipais, por sugestão da Semace e da ONG “Não Rio sem meu Rio”. As ilustrações não escolhidas para as velas estão expostas no Espaço Cultural de Mundaú.

Na ocasião a Semace contou com a participação de parte do 11º Grupo de Escoteiros do Trairí (Getra), e de integrantes da Associação Ambiental e Cultural do Mundaú (AACM), que juntos distribuíram, nas vias de acesso e na praia, materiais educativos, mais de 300 sacolas veiculares para o acondicionamento correto do lixo no interior dos automóveis e sacos plásticos para que os frequentadores das praias guardassem os resíduos sólidos produzidos no local adequadamente.

No próprio local técnicos da Semace receberam o lixo considerado reciclável (papel, alumínio, vidro e plástico) e como incentivo foram trocados por camisetas, bonés e quebra-sol para carros e material educativo com o tema da coleta seletiva. Todos resíduos sólidos recolhidos foram repassados para a AACM e com renda revertida para seus programas sociais.

O programa Praia Limpa é um projeto permanente da Semace, e visa melhorar as condições de limpeza das praias cearenses, notadamente das faixas de areia prejudicadas pela constante disposição de resíduos sólidos. A campanha de cunho educativo contribui também com a conservação dos espaços urbanos, através de um trabalho coletivo de limpeza dos logradouros públicos, levando a população a adotar novas posturas em prol da qualidade de vida.

Daniel Herculano
Assessoria de Comunicação – Semace