Semace capacita agentes multiplicadores em educação ambiental no município de Beberibe

24 de setembro de 2009 - 15:59

Começou no último dia 22 e terá continuidade até amanhã (25) um curso de capacitação para agentes multiplicadores em educação ambiental no município de Beberibe. O treinamento é promovido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) através da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), em atendimento à solicitação da Secretaria de Turismo e Cultura e da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Beberibe.

Direcionada à 43 jovens guias turísticos, compreendidos entre 15 e 18 anos, e que obrigatoriamente estão engajados em atividades ligadas à proteção e preservação do meio ambiente, incluindo a contribuição com mutirões de limpeza e disseminação da consciência ambiental para os visitantes.

Durante o curso, os técnicos educadores buscam gerar interesse para a temática do meio ambiente, incentivo ao raciocínio lógico e criatividade na execução das ações como cidadãos. Para tanto, é estimulado o aproveitamento racional dos recursos naturais de forma a impulsionar os desenvolvimentos econômico, social, cultural, sem descaracterizar a excelência e a exuberância da paisagem local. Para o coordenador do grupo de guias, Valério Fernandes, esse momento é “uma verdadeira aula de aprendizagem sobre como nos comportarmos no ambiente em que vivemos, ensinando as pessoas a terem a consciência de cuidar e preservar do meio ambiente, hoje e sempre”.

O município de Beberibe distante 79km de Fortaleza e possui a Unidade de Conservação intitulada “Monumento Natural das Falésias de Beberibe”, criada pelo Decreto Estadual nº 27.461 de 4 de junho de 2004. A administração da unidade é executada pelo Governo do Estado, sob a responsabilidade da SEMACE.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace