II Movimento Praia Limpa ocorreu durante o V Festival Curta Canoa

9 de setembro de 2009 - 14:57

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), programou o II Movimento Praia Limpa durante o V Festival Curta Canoa, na praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati.

Formatado como um plano de ações, a segunda edição do Movimento Praia Limpa, que é uma extensão do Programa Praia Limpa, foi executado durante os dias 06, 07 e 08 de setembro, sensibilizando a comunidade e ao mesmo tempo que também promove uma educação ambiental constante no litoral do Estado do Ceará.

No domingo, primeiro foi promovido uma capacitação com os alunos do curso de Publicidade & Propaganda da Faculdade Católica Marista, para que logo em seguida em sistema de parceria pudesse ser realizado o Programa Praia Limpa. Duas equipes – formadas por estudantes e coordenados por técnicos da Semace – distribuíram na praia sacolas veiculares para o acondicionamento correto do lixo, materiais educativos e sacos plásticos para guardar o resíduo sólido reciclável (vidro, plástico, papel e alumínio) produzido na praia, que depois foram trocados por brindes institucionais, como boné, blusa, mousepad, botton, ecobag e protetor solar para carro. Para Daniele Amaral, Coordenadora da Assessoria de eventos da faculdade “essa parceria é muito importante porque desaperta nos alunos a consciência de responsabilidade social, fazendo com que eles se tornem agentes participativos nessa caminhada.”

No feriado de segunda-feira, a Semace participou de uma forma criativa e diretamente cultural do V Festival Curta Canoa. Thiago da Ponte, Gerente de Unidade de Conservação lotado no Corredor Ecológico do Rio Pacoti – da Coflo, criou um pequeno vídeo em seu computador, com a “intenção de divulgar o corredor ecológico e mostrar a sua importância tanto para as questões ambientais e sociais”, disse. Escolhido para abrir o Festival do Minuto, que tinha o tema do meio ambiente em discussão, seu vídeo foi aplaudido pelo público que lotava a praça de exibição de Canoa Quebrada.

A terça-feira reservou um momento para debater o meio ambiente e o futuro. A Semace disponibilizou um Plantão de Consultoria Jurídica Ambiental no auditório da Associação do Empreendedores de Canoa Quebrada, para que os interessados locais pudessem tirar dúvidas sobre a legislação ambiental e seus desdobramentos. Concomitantemente, junto com a organização do Festival Curta Canoa, da Associação do Empreendedores de Canoa Quebrada, da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Canoa Quebrada e do Conselho Comunitário de Canoa Quebrada, foi formalizado um acordo no qual a Semace, através da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), dará aulas de educação ambiental, consistindo assim no 1° Programa de Educação Ambiental e Multiplicadores (PREAM);

O PREAM de Canoa Quebrada ensinará sobre o incentivo ao consumo consciente; responsabilidade sócio-ambiental na produção; legislação ambiental; unidades de conservação; crimes ambientais; água; turismo sustentável; coleta e destino final do lixo; finalizando com mutirões de limpeza periódicos, a serem estabelecidos posteriormente;

Com o objetivo final de propiciar reflexões e incentivo à mudança de atitude na Praia de Canoa Quebrada e suas proximidades. O grupo será composto por crianças e/ou adolescentes, a serem escolhidas através das oficinas realizadas no V Festival Curta Canoa.

Durante o debate e a assinatura do PREAM, Adriano Lima – diretor do Curta Canoa – exaltou que “educar é o princípio de tudo, por isso a Semace tem função essencial nesse belo projeto voltado para nossas crianças e adolescentes”. Já o secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Canoa Quebrada, Iane Sampaio realçou a importância de “ter sempre o feedback, o retorno da Semace em projetos de cunho de educação ambiental, para que o objetivo de educar visando a preservação do meio ambiente sempre atinja seu objetivo”. A coordenadora da Codam, Vírgínia Carvalho, se mostrou entusiasmada em promover o PREAM e declarou que “nosso ponto de partida é sempre a educação. E a Semace está aqui formalizando um compromisso possível e imprescindível para nossos jovens de Canoa Quebrada, que irá reverberá depois em toda comunidade.” E completou: “vamos desconstruir atos para que possamos repensar em transformar nosso dia-a-dia no melhor possível”.

Tendo como objetivo gerar uma proximidade maior entre a Semace e a comunidade local, O II Movimento Praia Limpa buscou envolver os comerciantes, empreendedores, estudantes, educadores, gestores e moradores que vivem na praia de Canoa Quebrada e proximidades, na busca contínua da cultura de conservação do meio ambiente. Além disso, foram discutidas temáticas como: consumo consciente; responsabilidade sócio-ambiental na produção; coleta e destino final do lixo; legislação ambiental; unidades de conservação; crimes ambientais; água; turismo sustentável; propiciando reflexões e incentivo à mudança de atitude.

Daniel Herculano – Ascom – Semace