Semace trabalha a educação ambiental em parceria com o projeto Água pra que te quero!

28 de agosto de 2009 - 15:03

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), acompanhando a equipe do projeto Água Pra Que Te Quero! foi aos municípios de Boa Viagem e Monsenhor Tabosa, nos dias 26 e 27 de agosto. Na oportunidade, estava sendo realizada a documentação fotográfica dos mananciais da região. As técnicas da Semace ministraram palestras educativas e distribuíram materiais educativos nas duas cidades quanto a importância de preservar os recursos hídricos como fonte de vida para as futuras gerações.

O projeto Água Pra Que Te Quero!, que conta com o apoio institucional da Semace, tem como objetivo realizar uma documentação fotográfica em bacias hidrográficas do Ceará, num contraponto entre práticas positivas e negativas do uso da água no cotidiano urbano e rural. Também pretende estimular e difundir a arte fotográfica como exercício de sensibilização, reflexão e estética através de ações de animação cultural, com exposição fotográfica, conversa sobre fotografia e sua relação com a água, além de caminhada fotográfica nos municípios participantes.

Segundo Mara Lopes, educadora ambiental da Semace, é preciso que o homem cuide da melhor maneira possível da água, pois “existe muito desperdício por parte da população. A água é o principal elemento da natureza”, ressaltou.

Para Luisa Canuto, liderança indígena Tabajara em Monsenhor Tabosa, “água é vida. Sem ela fica impossibilitado o desenvolvimento de todos os seres vivos. Nós evitamos as queimadas e o desmatamento das matas ciliares dos rios, açudes e riachos, possibilitando, assim, a permanência da água em nosso solo e sub-solo”, disse.

As bacias hidrográficas que serão documentadas pelo projeto são as de Banabuiú, Salgado e Alto Jaguaribe. Já foram visitadas as cidades de Quixadá, Banabuiú, Monsenhor Tabosa, Boa Viagem. Restando Salitre, Arneiroz, Tauá, Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Orós e Brejo Santo, com viagens programadas até dezembro de 2009.

O projeto Água Pra Que Te Quero! é uma realização da Poesia da Luz, com a consultoria da AnimaCult, apoio da Expresso Guanabara, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria Estadual da Cultura, pela lei nº. 13.811 de 16 de agosto de 2006 (do edital Mecenas) e agradece à Companhia Energética do Ceará (Coelce), à prefeitura municipal de Monsenhor Tabosa, Boa Viagem e o apoio institucional da Semace.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace