Semace leva educação ambiental para Boa Viagem e Monsenhor Tabosa em parceria com o projeto Água Pra Que Te Quero!

24 de agosto de 2009 - 14:55

Durante o período de 23 a 30 de agosto, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), estará acompanhando a equipe do projeto Água Pra Que Te Quero! aos municípios de Boa Viagem e Monsenhor Tabosa. Na oportunidade, será realizada a documentação fotográfica dos mananciais da região. Aproveitando o ensejo, técnicas da Semace ministrarão palestras educativas sobre a relevância dos recursos hídricos no sentido de sensibilizar a sociedade, em especial as comunidades mais carentes, sobre a importância da preservação de nossas nascentes como fonte de vida para as futuras gerações.

O projeto Água Pra Que Te Quero!, que conta com o apoio institucional da Semace, tem como objetivo realizar uma documentação fotográfica em bacias hidrográficas do Ceará, num contraponto entre práticas positivas e negativas do uso da água no cotidiano urbano e rural. Também pretende estimular e difundir a arte fotográfica como exercício de sensibilização, reflexão e estética através de ações de animação cultural, com exposição fotográfica, conversa sobre fotografia e sua relação com a água, além de caminhada fotográfica nos municípios participantes.

Uma viagem já foi realizada, onde a equipe do projeto, composta pela pesquisadora Samara Amaral e a fotógrafa Nívia Uchôa, foi aos municípios de Quixadá e Banabuiú, entre os dias 19 e 26 de julho deste ano. Na ocasião, foram visitadas diversas comunidades, onde ocorreram conversas com a população local sobre o assunto água e foram aplicados questionários. Para Samara, embora a ação tenha sido confundida, no início, com atividades do Estado ou da Prefeitura, a receptividade foi boa. “O tema água sempre sucita longas conversas, mesmo cada lugar tendo sua peculiaridade. Mas todos têm um consenso: água é vida!”, disse. Já Nívia, achou as comunidades ainda desinformadas sobre o tema, ”eles têm a água como um bem, mas não cuidam. Falta a eles esse trabalho de educação ambiental e uma maior conscientização”, enfatizou.

As bacias hidrográficas que serão documentadas pelo projeto são as de Banabuiú, Salgado e Alto Jaguaribe, inseridas nos municípios de Quixadá, Banabuiú, Monsenhor Tabosa, Boa Viagem, Salitre, Arneiroz, Tauá, Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Orós e Brejo Santo, com viagens programadas até dezembro de 2009. Este trabalho pretende envolver além das Prefeituras, as Escolas, Bibliotecas Públicas, Centros Culturais, Galerias de Arte, Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente, além de parceiros do projeto como forma de informação e democratização do acesso às ações educacionais e culturais.

O projeto Água Pra Que Te Quero! é uma realização da Poesia da Luz, com a consultoria da AnimaCult, apoio da Expresso Guanabara, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria Estadual da Cultura, pela lei nº. 13.811 de 16 de agosto de 2006 (do edital Mecenas) e agradece à Companhia Energética do Ceará (Coelce), à prefeitura municipal de Monsenhor Tabosa e o apoio institucional da Semace.

Fhilipe Augusto e Daniel Herculano
Assessoria de Comunicação – Semace