Edição especial do Praia Limpa no Festival da Sardinha em Cascavel

17 de agosto de 2009 - 14:38

No último final de semana a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), realizou uma Edição Especial do Programa Praia Limpa na praia de Caponga, município de Cascavel. As ações educativas ocorreram durante o Festival da Sardinha nos dias 15 e 16 agosto.

No primeiro dia foi apresentada, na Colônia dos Pescadores, a palestra “Preservação do Meio Ambiente”, inserida no Seminário sobre Pesca e Meio Ambiente do evento. O objetivo foi alertar para a pesca responsável da sardinha de forma que não haja degradação da espécie. O público-alvo da ação foram pecadores, associação de moradores da Praia da Caponga e demais interessados na discussão do tema.

As abordagens educativas do segundo dia começaram com uma Biltz Ambiental na Av. Laureano de Paula Santana, com a entrega de sacolas veiculares e protetor solar para carros. Em seguida equipes técnicas da Semace percorreram as areias da praia da Caponga, com distribuição de sacos plásticos para o recolhimento de resíduos sólidos (papel, vidro, plástico e alumínio) produzidos na própria praia, os quais foram trocados por brindes institucionais, como ecobags e bonés.

Moradora do bairro Rodolfo Teófilo em Fortaleza e visitando pela primeira vez a praia da Caponga, Márcia André ressaltou “estou adorando o trabalho”, e disse que “a Semace está de parabéns pela ação”. Já para a professora municipal, também de Fortaleza, Simone Soares, a campanha de conscientização do Praia Limpa veio em boa hora. “A gente achou ótimo. Estávamos na barraca e não tinha onde colocar o lixo que produzimos. Foi providencial quando a Semace passou entregando as sacolinhas plásticas”, comenta.

O Programa Praia Limpa agora é um projeto permanente, onde a cada final de semana uma praia do litoral cearense recebe a ação. Sempre com o objetivo de conscientizar a população e como podemos melhorar nosso meio ambiente, mais especificamente em nossas praias, disseminando conceitos de educação ambiental e a necessidade de preservação de nossa zona costeira.

Luanna Patrícia e Daniel Herculano