Semace realiza Blitz Ambiental no VI Festival de Música de Ibiapaba

3 de agosto de 2009 - 14:16

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), esteve presente no VI Festival de Música de Ibiapaba nos dias 31 de julho e 1º de agosto realizando duas Blitz Ambientais.

No primeiro dia houve a distribuição de mais de 300 sacolas veiculares juntamente com folders informativos sobre as atribuições da Semace e coleta seletiva. Na manhã do segundo dia, 11 espécies de mudas foram disponibilizadas para doação à comunidade no estande da Semace. Entre as mais procuradas estiveram o Cedro, a Sabonete e a Paraíba que, segundo representante da Secretaria da Agricultura de Ubajara, tem o poder repelente e propriedades semelhantes ao Nin, planta nativa da Índia.

A ação da Semace foi bem recebida pelos moradores da região. De acordo com Cícero Pinheiro, técnico agrícola da Secretaria da Agricultura de Viçosa, a distribuição das plantas é muito importante para o meio ambiente. “Hoje, com o aquecimento global e as queimadas, a distribuição das mudas colabora para o reflorestamento”, afirma.

Também entre os visitantes a iniciativa de doação de mudas fez sucesso. A Secretária do Meio Ambiente do município de Piquet Carneiro, Maria Vera Lúcia Silva, além de concordar com a opinião do técnico Pinheiro e ainda acrescenta a importância da Semace para as ações de responsabilidade ambiental na sua própria cidade. Segundo a secretária, Piquet Carneiro está desenvolvendo várias ações de cunho ambiental. “Estamos implantando a A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública) com todo o apoio da Semace e do Conpam” comemora. O pontapé inicial é o lançamento de uma pesquisa sobre plantas nativas nas escolas públicas e privadas da cidade. Posteriormente, haverá a distribuição de sementes dessas plantas para que substituam as chamadas “invasoras”.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace