Semace promoveu o Programa Praia Limpa em Fortim

3 de agosto de 2009 - 14:15

A praia de Pontal do Maceió em Fortim, localizado a 131 quilômetros de Fortaleza no litoral leste do Estado foi palco do Programa Praia Limpa, desenvolvido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam).

Programado para acontecer apenas nos períodos de alta estação, o Programa Praia Limpa, que tem o objetivo de promover um trabalho de conscientização ambiental junto aos diversos segmentos sociais que frequentam nossas praias, teve na edição de Fortim um caráter de estréia, já que a partir desse final de semana se dará de forma permanente.

Contando com o apoio da Prefeitura de Fortim, a ação aproveitou a grande presença do público em Fortim durante a XVII Regata de Jangadas do Pontal do Maceió, onde 220 pescadores participaram na edição deste ano. A regata, que comemora a emancipação desta cidade ao município de Aracati, teve participantes de Fortim, Aquiraz, Beberibe, Icapuí e Aracati, formando uma das mais belas e tradicionais corridas de embarcações do Ceará na Praia de Pontal do Maceió, conhecida por suas dunas e falésias.

Na oportunidade, as equipes técnicas da Semace distribuíram cerca de 600 sacolas veiculares para o acondicionamento correto do lixo e outros mil sacos plásticos para o recolhimento do resíduo sólido reciclável produzido nas praias (plástico, vidro, alumínio e papel). Além disso materiais educativos foram entregues à população. Uma vez recolhido, o lixo reciclável foi trocado por brindes institucionais da Semace, como boné, blusa, mousepad, botton, ecobag e protetor solar para carro. Todo o material foi recolhido pela Prefeitura Municipal de Fortim para sua destinação final adequada.

A Semace, por meio do Programa Praia Limpa, tem como objetivo melhorar as condições de limpeza das praias cearenses, nas faixas de areia atingidas pela constante disposição de forma inadequada de lixo. O trabalho visa sensibilizar a sociedade a mudar suas atitudes, com novas posturas em prol da qualidade de vida, assim contribuímos juntos para a conservação dos espaços urbanos.

Desde o mês de julho, já foram distribuídas aproximadamente 3.600 sacolas veiculares e outro 4.000 sacos plásticos já foram entregues em todas as edições da campanha educativa, que esteve em Fortaleza (praia do Futuro) por duas vezes, em Paracuru (praia da Munguba), Paraipaba (praia da Lagoinha) e Fortim (praia do Pontal).

Daniel Herculano
Assessoria de Comunicação – Semace