Praia Limpa chega a Fortim

31 de julho de 2009 - 09:19

O Programa Praia Limpa, desenvolvido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), será realizado no próximo domingo, 2 de agosto, a partir das 9 horas, no município de Fortim, localizado a 131 quilômetros de Fortaleza, no litoral lesta do Estado. O objetivo da ação é promover um trabalho de conscientização ambiental junto aos diversos segmentos sociais que frequentam nossas praias.

Na oportunidade, as equipes técnicas da Semace estarão distribuindo sacolas veiculares para o acondicionamento correto do lixo e sacos plásticos para o recolhimento do resíduo sólido reciclável produzido no local (plástico, vidro, alumínio e papel), que poderá ser trocado por brindes institucionais, como boné, blusa, mousepad, botton, ecobag e protetor solar para carro. Todo o material recolhido ficará sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Fortim, que dará a destinação final adequada. Além disso, uma vasta diversidade de materiais educativos serão entregues à população.

A Semace, por meio do Programa Praia Limpa, tem como objetivo melhorar as condições de limpeza das praias cearenses, nas faixas de areia atingidas pela constante disposição de forma inadequada de lixo. O trabalho visa sensibilizar a sociedade a mudar suas atitudes, com novas posturas em prol da qualidade de vida, assim contribuímos juntos para a conservação dos espaços urbanos.

Somente nesse mês de julho, aproximadamente 3.000 sacolas veiculares e sacos plásticos já foram entregues em outras edições da campanha educativa, que esteve em Fortaleza (praia do Futuro), Paracuru (praia da Munguba) e Paraipaba (praia da Lagoinha).

Programado para acontecer apenas nos períodos de alta estação, o Programa Praia Limpa, agora será realizado permanentemente nos finais de semana, conforme anunciado na última reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) pela Supervisora da Codam Virgínia Carvalho, que ressaltou também a importância do apoio das prefeituras visitadas durante a ação.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace