Praia Limpa será na Lagoinha

17 de julho de 2009 - 09:04

Terá continuidade no próximo domingo, 19, a partir das 9 horas, na praia da Lagoinha, município de Paraipaba, litoral oeste do Estado, o Programa Praia Limpa, desenvolvido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam). Na oportunidade, técnicos do órgão farão, ainda, uma blitz educativa na CE 085, no posto da Companhia de Polícia Rodoviária do Ceará (CPRv) de Paracuru.

As equipes distribuirão, tanto na praia como na blitz, sacolas veiculares para o acondicionamento correto do lixo e materiais educativos. Já a população que estiver na Lagoinha receberá, também, sacos plásticos para guardar o resíduo sólido reciclável produzido, que poderá ser trocado por brindes institucionais, como boné, blusa, mousepad, botton, ecobag e protetor solar para carro. Todo o material recolhido será doado para a Organização Não-Governamental EMAUS, que depois da triagem reverte suas vendas para os projetos sociais da comunidade.

A Semace tem como objetivo melhorar as condições de limpeza das praias cearenses, nas faixas de areia atingidas pela constante disposição de forma inadequada de lixo. O trabalho visa sensibilizar a sociedade a mudar suas atitudes, com novas posturas em prol da qualidade de vida, assim contribuímos juntos para a conservação dos espaços urbanos.

O Programa Praia, que teve início em 1995, sempre é realizado durante o período de alta estação, devido o crescimento do fluxo de pessoas nesses logradouros públicos. Desde o dia 5 de julho, a campanha já distribuiu mais de mil e quinhentas sacolas veiculares e outras duas mil para recolhimento de lixo nas praias entre os banhistas e clientes das barracas.

Fhilipe Augusto Bezerra
Assessoria de Comunicação – Semace