Semace promove reunião com associações de agentes recicladores

16 de julho de 2009 - 15:45

Na tarde desta quarta-feira, 15, foi realizada uma reunião na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza, onde foi apresentado o Decreto Nº 29.773, de 05 de junho de 2009, que institui a coleta seletiva de papel nos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, às associações de recicláveis, que serão o destino final dos resíduos recolhidos.

Na oportunidade, uma comissão formada por funcionários da Semace informou que o Decreto determina que seja firmado um contrato de dois anos entre esta instituição e as associações habilitadas a recolher o papel, onde assumirão o compromisso de doar 200 pastas de papel reciclável para serem utilizados nos Cursos para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental. Para que a associação possa ser receptora do material, ela tem que estar toda regulamentada, inclusive com o licenciamento junto à Semace.

Porém, os representantes das associações se queixaram que é muito difícil preencher todos os requisitos exigidos pelo Decreto, devido o alto custo das licenças. Disseram, ainda, que seria complicado fornecer 200 pastas todo mês, já que o ganho na produção é pouco, achando que o contrato de dois anos poderá prejudicá-los futuramente caso não consigam cumprir as metas.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Semace, Virgínia Adélia, tudo o que foi discutido na reunião será repassado à Procuradoria Jurídica do órgão, para que seja visto se há possibilidade de mudar essas condicionantes. Está prevista para a primeira semana de agosto uma nova reunião entre a comissão e as associações.

Fhilipe Augusto Bezerra
Assessoria de Comunicação – Semace