Sucesso na Segunda Ação da Operação Praia Limpa

13 de julho de 2009 - 15:28

A segunda ação da Operação Praia Limpa em Fortaleza, uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e com o auxílio da Companhia de Policiamento Militar Ambiental, estiveram nesse domingo, 12, na barraca Itapariká na Praia do Futuro, das 9 horas até o meio-dia. A ação se dividiu em blitze educativas, palestras e recolhimento de lixo das areias da praia do futuro, onde a atuação corpo-a-corpo dos técnicos da Semace e parceiros (voluntários, estudantes de Geografia da UECE e o AMA – Amigos do Meio Ambiente), resultaram num sucesso ainda maior que a ação anterior. Para a criançada uma surpresa: o Circo Escola Respeitável Público fez uma apresentação especial, incluindo números com equilibrista, malabares, contorcionistas e para a alegria geral do público presente, os palhaços.

O objetivo da campanha é melhorar as condições de limpeza das praias cearenses, nas faixas de areia atingidas pela constante disposição e acúmulo dos resíduos sólidos. O trabalho também faz com que a população reveja e modifique suas atitudes, com novas posturas em prol da qualidade de vida, assim contribuímos juntos para a conservação dos espaços urbanos. Através de um trabalho coletivo de limpeza dos logradouros públicos, fortalecemos também a consciência ecológica em todas as classes sociais que trabalham e freqüentam nossas praias.

A coordenadora de Educação Ambiental da Semace, a Dra. Virgínia Carvalho palestrou para seus participantes que “hoje temos um importante papel ao levar a educação ambiental as praias e seus visitantes, onde ao trabalharmos essa mudança de comportamento como um hábito, podemos contribuir constantemente para a diminuição de lixo nas praias. E com o passar do tempo, perceberemos o quanto ajudamos para a preservação da natureza, ao respirarmos o ar puro e ao sentirmos a luz penetrar no nosso corpo”.

Desde o dia 5 de julho, a campanha já distribuiu mais de mil e quinhentas sacolas veiculares e outras duas mil para recolhimento de lixo nas praias entre os banhistas e clientes das barracas. O recolhimento do lixo reciclável é motivado não apenas pela troca por brindes institucionais (boné, blusa, mousepad, botton, ecobag e protetor solar para carro), mas também uma forma de ajudar a Organização Não-Governamental EMAUS. Parceira do projeto, a ONG recolhe o material reciclável, e depois de sua triagem revertem suas vendas para os projetos sociais da comunidade.

Daniel Herculano
Assessoria de Comunicação – SEMACE