Continua a Operação Praia Limpa

9 de julho de 2009 - 15:26

Continuando a Operação Praia Limpa em Fortaleza, a SEMACE, com seus técnicos e parceiros (voluntários e estudantes da UECE), estarão na barraca Itapariká na Praia do Futuro, das 9 horas até o meio-dia. A ação terá blitze educativas, palestras e recolhimento de lixo das areias da praia do futuro. Mascote da campanha, o caranguejo Kaká, também marca presença no evento, animando a criançada.

Iniciada no último domingo, 5, a campanha distribuiu mais de mil sacolas veiculares e outras mil para recolhimento de lixo nas praias entre os banhistas e clientes das barracas. O recolhimento do lixo reciclável é motivado não apenas pela troca por brindes institucionais, como boné, blusa, mousepad, botton, ecobag e protetor solar para carro, mas também uma forma de ajudar a Organização Não-Governamental EMAUS. Parceira do projeto, a ONG recebe o material reciclado, e depois de sua triagem revertem suas vendas para seus projetos sociais.

O objetivo da campanha é melhorar as condições de limpeza das praias cearenses, nas faixas de areia atingidas pela constante disposição e acúmulo dos resíduos sólidos. O trabalho também faz com que a população reveja e modifique suas atitudes, com novas posturas em prol da qualidade de vida, assim contribuímos juntos para a conservação dos espaços urbanos. Através de um trabalho coletivo de limpeza dos logradouros públicos, fortalecemos também a consciência ecológica em todas as classes sociais que trabalham e freqüentam nossas praias.

Lembrando que os trabalhos serão realizados em dez municípios praianos do Ceará, envolvendo prefeituras, voluntários, estudantes e técnicos da Semace. A ação será realizada durante todos os finais de semana deste mês, em dez municípios praianos: Aquiraz (Prainha e Iguape), Aracati (Canoa Quebrada), Beberibe (Morro Branco), Caucaia (Icaraí e Tabuba), Fortaleza (Praia do Futuro), Paracuru (Paracuru), Paraipaba (Lagoinha), Jijoca (Jericoacoara), São Gonçalo do Amarante (Pecém e Taíba) e Trairi (Mundaú e Flexeiras).

Daniel Herculano
Assessoria de Comunicação – SEMACE