Campanha educativa Praia Limpa movimenta praia do Futuro

7 de julho de 2009 - 15:23

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), iniciou neste domingo, 5, mais uma edição da campanha educativa Praia Limpa. As primeiras atividades ocorreram na praia do Futuro, em Fortaleza, na barraca América do Sol. O tema é: “Manter a natureza limpa é um dever de todos”.

Na oportunidade, foi realizada uma blitz educativa, onde foram distribuídas sacolas veiculares para o acondicionamento correto do lixo e materiais educativos. Além disso, o publico que se encontrava na areia da praia recebeu sacolas para recolher o lixo reciclável e trocar por brindes institucionais da Semace, como boné, blusa, mousepad, boton e ecobag.

A superintendente da Semace, Lúcia Teixeira, esteve presente e falou da necessidade da sociedade se conscientizar do seu papel na preservação do meio ambiente. “Vamos cuidar da natureza como se fosse a nossa casa, pois nosso lar vai muito além do local onde vivemos. Que essa campanha se repita não só na praia, mas em muitos outros ambientes”, disse.

O programa tem como objetivo melhorar as condições de limpeza das praias cearenses, principalmente as faixas de areia, que são prejudicadas pela disposição inadequada do lixo. Além de contribuir para o fortalecimento de uma consciência ecológica nos diversos segmentos sociais que trabalham ou freqüentam estas áreas.

A funcionária pública amazonense, Isabel Cavalcante, que está passando suas férias em Fortaleza, elogiou bastante o trabalho desenvolvido pela Semace. “Ótima atitude. É de suma importância para a conscientização da população. Nós, que já crescemos com essa preocupação devido a Amazônia, apoiamos qualquer ação em prol da natureza”, enfatizou.

A campanha se estenderá durante todo o mês de julho, sempre nos finais de semana. Dez municípios serão agraciados com a ação. A Semace conta com o apoio da Companhia de Policiamento Militar Ambiental (CPMA), estudantes voluntários da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e prefeituras municipais.