Reunião discute destino final dos resíduos sólidos durante o JUB’s

1 de julho de 2009 - 15:54

Em virtude do grande número de atletas, aproximadamente 4.000, que se hospedarão em Fortaleza durante a Etapa Nacional das Olimpíadas Universitárias – JUB’s, que acontecerá na Capital cearense, no período de 14 a 23 de agosto, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Secretaria de Esporte do Ceará, Convencion Bureau e representantes de 23 hotéis se reuniram nesta terça-feira, 30, para discutir a destinação final de todo o resíduo sólido produzido na época do evento.

O encontro, que aconteceu no auditório Nelson Otoch, na sede da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), teve como objetivo discutir o melhor aproveitamento dos resíduos sólidos produzidos não só nos hotéis, mas também nos complexos esportivos.

Raimundo Costa, gerente do Núcleo de Controle Ambiental da Semace, afirmou esperar o engajamento de todos os segmentos na minimização desses resíduos. Costa sugeriu que os hotéis façam um plano de gestão ambiental para saber quanto de lixo é gerado em cada um de seus setores e a forma correta de segregar o lixo orgânico do reciclável, se colocando à disposição para ajudar na parte logística.

Os representantes da rede hoteleira de Fortaleza informaram que existe a boa vontade de fazer a coleta seletiva, alguns até já haviam começado o processo, mas teriam encerrado por não ter uma destinação correta dos resíduos. Para solucionar esse entrave, outra reunião será marcada para que a Semace, o COB e o Convencion Bureau levem a eles soluções para esse problema.