Realizado I Seminário do Complexo da Apa da Serra de Baturité

5 de junho de 2009 - 16:47

05/06/2009 – SEMACE/ASCOM

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoveu nesta quinta-feira, 4, no teatro Raquel de Queiroz, no município de Guaramiranga, o I Seminário do Complexo da Área de Proteção Ambiental (Apa) da Serra de Baturité. A ação é mais uma atividade da programação da campanha educativa Semana Nacional do Meio Ambiente de 2009, que tem como tema o Consumo Consciente.

O superintendente da Semace, Herbert Rocha, foi o primeiro palestrante do encontro. Herbert começou falando sobre o tema da campanha, que em outras localidades é remetido aos resíduos sólidos, mas em especial naquela região, o que estava sendo consumido inconscientemente eram os recursos naturais.

O superintendente abordou um assunto bastante discutido na área, a especulação imobiliária. “Em 2005 foram emitidas 17 licenças ambientais para a construção de empreendimentos, que somaram um total de 46.268,18 m². Já em 2008, a área licenciada caiu para 10.446,39 m², com 23 licenças emitidas”, disse.

Em seguida, foi a vez da gerente da Apa da Serra de Baturité, Carmem Silva, falar das questões ambientais no contexto da gestão municipal e os trabalhos desenvolvidos pela Semace. Além disso, Carmem ressaltou a necessidade de firmar parcerias com as prefeituras, visando desenvolver projetos que minimizem os problemas ambientais de cada município.

Para falar do Zoneamento Ecológico Econômico do Maciço de Baturité, que se encontra em andamento, esteve presente o profº Marco Nogueira, coordenador do projeto. Na ocasião, ele explicou do que se trata e quais os benefícios do ZEE para e região. “O Zoneamento é um mapeamento da área que indicará quais os locais que poderão ou não receber empreendimentos, suas características e situações. O que se busca com isso é um equilíbrio entre o homem e a natureza”, informou.