Governador Cid Gomes assina decretos durante solenidade na Semace

5 de junho de 2009 - 16:48

05/06/2009 – SEMACE/ASCOM

Durante solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), o governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, esteve presente assinando dois decretos e lançando o edital de Consulta Pública do Zoneamento Ecológico Econômico da Zona Costeira.

Na ocasião, foram assinados os decretos que regulamentam a Lei Nº 13.103, que dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos sólidos do Estado, instituindo a coleta seletiva de papel para os órgãos e entidades da administração pública estadual e cria na sede da Semace postos de coleta para pilhas e baterias, bem como o que regulamenta a gratificação de desempenho de atividade instituída pela Lei 14.344.

Quanto ao ZEE, o superintendente da Semace, Herbert Rocha, fez uma simulação de consulta pública ao lado do governador. Herbert informou que é muito simples participar, basta acessar o site da Semace e informar seu CPF, podendo assim opinar sobre o decreto que disciplinará o uso e ocupação do solo e dos recursos naturais da nossa Zona Costeira. A opção ficará durante 30 dias a contar da próxima segunda-feira, 8, na página do órgão na internet.

O superintendente finalizou com um tom de despedida, já que está entregando o cargo. “Tenho um grande sentimento de gratidão pelo apoio que recebi dos servidores da casa e das instituições parceiras. Agradeço também de forma incondicional minha esposa Ana Carolina e o governador Cid Gomes, que estiveram sempre ao meu lado em todos os momentos”, disse.

Em seguida, foi a vez de Cid Gomes falar dos programas desenvolvidos pelo Governo do Estado em prol do meio ambiente. O governador destacou que é preciso melhorar a qualidade de vida dos cearenses através de novos empreendimentos, porém, sem esquecer da natureza. “Nós vamos sempre contribuir com o meio ambiente, mas sem esquecer do desenvolvimento sustentável”, enfatizou.

Cid Gomes encerrou prestando uma homenagem a Herbert Rocha. “Eu o conheço desde a infância. Morávamos próximos um ao outro em Sobral. Sei da honestidade, capacidade, índole e caráter do Herbert. Eu precisava de uma pessoa de confiança para cumprir a missão da Semace, que é proteger o meio ambiente do Estado”, concluiu.

A programação teve continuidade com apresentações artísticas e duas palestras. A primeira foi ministrada por Albert Gradvol, com o tema “Cadeia produtiva de papel”. Já a segunda, abordou a “Educação ambiental e os resíduos sólidos” e teve como palestrante o professor do Cefet, Gemmelle Oliveira. O evento faz parte da Semana Nacional do Meio Ambiente 2009.