Semace promove Semana Nacional do Meio Ambiente

28 de maio de 2009 - 10:45

28/05/2009 – SEMACE/ASCOM

No período de 1 a 7 de junho, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoverá a Semana Nacional do Meio Ambiente, que terá como tema neste ano o “Consumo Consciente”. O objetivo é disseminar práticas e conceitos, que através de pequenos gestos realizados por muitas pessoas possam ocasionar em grandes transformações no nosso meio ambiente.

Na oportunidade, serão assinados os decretos de regulamentação da gratificação de desempenho de atividade instituída pela Lei 14.344 e do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), bem como a instalação da sede do Parque Estadual do Sítio Fundão no Crato. Além disso, vários seminários, palestras, blitze educativas, encontros e outras ações acontecerão em Fortaleza e 63 municípios do interior do Estado.

Para se ter uma idéia de como será importante trabalhar o consumo consciente junto à população, atualmente, a humanidade consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da terra. Com o aumento populacional, a tendência é o crescimento em busca de água, energia e alimento de forma exaustiva, contribuindo assim, com a poluição dos grandes centros urbanos e com o aquecimento global.

Por isso, é preciso que utilizemos o conceito dos R’s (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar), focando as escolhas de consumo. Na hora de comprar, é necessário saber bem o que comprar, de quem comprar e definir a melhor maneira de usar e como descartar o que não serve mais.

Com o cultivo de novos pensamentos e atitudes para preservar o meio ambiente, o consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de simples gestos, passando a ser uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

Confira a programação completa no link abaixo:
Semana Nacional do Meio Ambiente